Seca volta a incomodar brasilienses
A seca voltou a castigar o Distrito Federal depois de um breve período de chuva.
Publicado 04/10/2012 09:15 | Editado 04/03/2020 16:40
Nessa semana foram registrados os índices mais baixos de umidade do ano. Ontem, a umidade relativa do ar teve mínima de 13%, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).
Na segunda e na terça-feira, a umidade registrada chegou a 15%. Durante o período de estiagem, que durou 95 dias, a mínima registrada havia sido de 16%. Não chove no DF há uma semana.
A temperatura também voltou a subir após o breve alívio proporcionado pelas chuvas. Ontem, a máxima registrada foi de 32°C. Segundo o Inmet, a tendência é que nos próximos três dias a temperatura e a umidade permaneçam nessa média. Segundo o instituto, há possibilidade de chuva no fim de semana.
A mudança no tempo tem explicação. De acordo com o Inmet, a ausência de chuvas e de nuvens faz com que o sol aqueça mais a região, aumente a temperatura e reduza a umidade do ar.
Alerta
A Defesa Civil do DF vai se reunir com especialistas do Inmet, na manhã de hoje para decidir se será necessário tomar alguma medida preventiva por causa da baixa umidade. Quando a umidade fica abaixo de 20% por três dias seguidos, a Defesa Civil pode decretar estado de alerta na região. Este ano, o DF esteve em estado de alerta por 17 dias durante a estiagem.
O órgão vai analisar, junto ao instituto, se a situação pode continuar ou se agravar. Caso cheguem à conclusão de que o clima pode melhorar nos próximos dias, nada será feito. Caso contrário, o DF entrará em estado de alerta.
A medida serve para alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados durante a seca. São feitas recomendações como não fazer exercícios entre 10h e 16h, beber muita água, hidratar a pele, olhos e nariz.
Mesmo sem o estado de alerta, os moradores do DF já estão sentindo os efeitos da seca novamente. A funcionária pública, Daniele Muniz, de 26 anos, é paulista e mora em Brasília há três anos. Todo ano ela desenvolve uma alergia respiratória durante a seca que a faz ir ao hospital fazer nebulização. "Felizmente resolvi colocar um umidificador no meu quarto e consigo dormir a noite inteira", comenta Daniele, que tem usado o aparelho durante esta semana.
Outro problema provocado e que também contribui para a seca são os incêndios florestais. De acorco com o Corpo de Bombeiros do DF, ontem, havia 120 ocorrências. Os maiores focos encontravam-se na região da Fercal e do Itapoã.