Renato Rabelo: resultados das eleições mostram avanços do PCdoB

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, fez uma análise parcial do resultado do 1º turno das eleições. Ele afirmou que o Partido construiu um plano eleitoral para 2012 de grandes dimensões e que o resultado dessas disputas, principalmente em relação às eleições municipais de 2008, foi favorável. “É a primeira vez que o PCdoB participa no centro da disputa eleitoral com esse tamanho. Os resultados mostram um avanço gradativo, mas importante do Partido”.

Por Mariana Viel

“Também não tínhamos no horizonte essa possibilidade de o Partido já dar saltos nos processos eleitorais a curto prazo. A possibilidade de um crescimento maior vai depender evidentemente dessa acumulação e de vários fatores políticos – tanto no âmbito nacional, como no continental e mundial.”

Ouça na Rádio Vermelho:

Renato: Militância e projeto foram centrais nas campanhas do PCdoB
 

O dirigente nacional ressaltou ainda que a atual configuração das disputas eleitorais é desigual, porque as campanhas exigem muitos recursos e estrutura. “Das três capitais que dizíamos que iríamos para o 2º turno fomos em uma delas – que é Manaus, a maior e mais importante em termos de população. No caso de Florianópolis deixamos de ir para o 2º turno por uma diferença mínima. E em Porto Alegre já prevíamos que dificilmente poderíamos vencer um prefeito muito bem avaliado. Apesar de a campanha da Manuela ter sido uma campanha grande e importante.”

Renato ressaltou ainda que o PCdoB segue a disputa no 2º turno em importantes cidades de médio porte como Contagem (MG) – com a candidatura do deputado Carlin Moura – e em Jundiaí (SP), através do deputado Pedro Bigardi – que não definiu a disputa já no 1º turno por apenas 0,02%.

“Reelegemos duas cidades que consideramos importantes como projeto do PCdoB: Olinda (PE) e Juazeiro (BA). Também já elegemos um vice em Recife [o deputado Luciano Siqueira] e estamos no páreo no segundo turno em três capitais muito importantes: São Paulo [Nádia Campeão], Salvador (BA) [Olívia Santana], Belém (PA) [Jorge Panzera] e em Rio Branco [Márcio Batista].”

Em relação à eleição de vereadores em capitais, o dirigente nacional afirmou que o Partido manteve o mesmo índice das últimas eleições, mas em cidades diferentes. “Não temos ainda o cômputo geral do número de prefeitos e vereadores eleitos em todo o país.”

Ele pontua que três fatores foram determinantes para esse resultado favorável. “Nossas propostas e os programas que defendemos para as cidades, levando em conta sempre o aspecto de uma cidade moderna e mais humana; a militância, que mostrou capacidade de mobilização e aglutinação de outras camadas de aderentes e, finalmente, nossas lideranças, que saíram mais prestigiadas e respeitadas.”

Renato cita como exemplo de lideranças que saíram ainda mais fortalecidas do pleito desse ano, a deputada federal Manuela D’Ávila – que concorreu à Prefeitura de Porto Alegre (RS), e a deputada estadual Angela Albino – terceira colocada na disputa pela Prefeitura de Florianópolis (SC).

Em relação a Manaus, ele destacou a liderança da senadora Vanessa Grazziotin, que disputará o 2º turno das eleições para prefeita da capital. “Vamos travar a luta em Manaus no 2º turno. O PCdoB não é daqueles que acha que as batalhas já estão ganhas ou perdidas. Vamos até o fim. Nunca deixamos nenhuma batalha pelo caminho. Temos chance sim de decidir.”