Em disputa acirrada, Pelegrino e Neto se enfrentam no 2º turno

Resultado das urnas confirma segundo turno em Salvador e será disputado entre os dois candidatos que mantiveram a frente em todas as pesquisas de intenção de voto: Nelson Pelegrino e ACM Neto. A votação foi apertadíssima, de apenas 5.626 votos de diferença. Pelegrino teve a preferência de 513.350 dos soteropolitanos, o equivalente a 39,73%, enquanto Neto obteve 518.976 votos, ou seja  40,17% dos válidos.

Para a vice de Pelegrino, a comunista Olívia Santana, a campanha é vitoriosa, pois a coligação saiu dos 13% e foi avançando até empatar com o principal adversário. “Vamos para o segundo turno com mais oportunidade para dialogar com o povo. A disputa é acirrada, mas temos confiança de que nosso time vai continuar esse projeto vitorioso. Temos entendimento que apresentamos as melhores propostas para Salvador e temos capacidade de executá-las”, disse em entrevista coletiva concedida na noite deste domingo (07/10). Ela complementou ainda que o ambiente político atual é super favorável e que juntos vão colocar a cidade na trilha do desenvolvimento. “Essa é a premissa que nos orienta”.

O prefeiturável ratificou que a campanha foi limpa, com propostas viáveis, que serão aprofundadas no segundo pleito. “Vamos cuidar da cidade e governar para os que mais necessitam. Precisamos de um prefeito que dialogue com a presidente e com o governador, trazendo projetos federais e estaduais”.

De acordo com a vereadora e o postulante Pelegrino, passada essa etapa, é hora de conversar com as outras forças políticas para saber se comungam das mesmas ideias da chapa. Olívia acredita que para tirar a capital baiana da escuridão, é preciso somar forças. Para o petista, até o dia 27 de novembro, a tarefa da militância é continuar nas ruas e conquistar mais eleitores.

Em relação às greves e ao mal momento que vivia o governador Jaques Wagner, Nelson Pelegrino disse que de fato deixaram fissuras na relação com os trabalhadores e criaram um cenário de dificuldade, mas à medida em que a população conhecia as histórias de vida dele e de Olívia, houve identificação e as opiniões foram mudando e o quadro foi revertido. Outro ponto que, segundo ele, contribuiu para a ascensão da chapa foram as propagandas mentirosas veiculadas por ACM Neto, que acabaram beneficiando-a.

“O segundo turno é uma nova eleição, mas vamos continuar na mesma linha para ganhar Salvador. Nunca tivemos a oportunidade de governá-la e a chance é agora. Vamos mostrar que é importante ter um prefeito alinhado com os governos federal e estadual”, completa o candidato.

O presidente do comitê municipal do PCdoB, Geraldo Galindo, avalia que é possível vencer a nova batalha. “Nós vamos fazer o impossível para evitar o retrocesso na capital baiana”. A deputada Alice Portugal considera o resultado como o coroamento de um processo de luta da militância. O presidente estadual do partido, deputado Daniel Almeida acredita que o trabalho coletivo fez valer ao longo desta trajetória vitoriosa.

Vereadores

Depois da confirmação do segundo turno, os comunistas se reuniram no Ginásio de Esporte dos Bancários, nos Aflitos, para comemorar a vitória de Aladilce e Everaldo Augusto. Ela teve 5.007 votos e começa o terceiro mandato no dia 1º de janeiro próximo. Ele conquistou 4.481 eleitores e volta à Câmara de Vereadores. “Nós estamos com o sentimento de alegria e satisfação ao ver Aladilce referendada nas urnas por conta do trabalho que fez durante esses anos. O retorno de Everaldo, quadro importante do partido e que nos deixou muito orgulhosos, é a correção de uma injustiça. Ele tinha que ter sido eleito em 2008”, afirma Geraldo Galindo.

Emanoel Souza, secretário municipal de Comunicação, parabenizou os 58 candidatos que disputaram o pleito, alguns pela primeira vez. “Juntos, somaram 60 mil votos para a e possibilitaram a eleição de dois vereadores de peso. Sem o voto do postulante que teve a menor votação isso não seria possível. Cada voto na urna faz parte da vitória do PCdoB”.

“Esta festa é porque 56 pessoas, além deles dois, passaram quatro meses trabalhado em causa própria e conseguiram atrair mais eleitores para o 65”. O presidente municipal do PCdoB destacou ainda que este foi o primeiro ano em que o partido disputou as eleições sozinho.

A vereadora Aladilce, a mais votada do PCdoB, ser eleita pela terceira vez consecutiva aumenta a responsabilidade. “Estou com o partido, estou com o povo nesta luta. Tenho a sensação de renovação, de compromisso e agradeço o reconhecimento mais uma vez nas urnas”.

O novo edil da bancada comunista, Everaldo Augusto,também agradeceu a confiança da população e dos colegas que contribuíram para a sua eleição. “Por quatro meses os companheiros lutaram e nós chegamos até aqui. Somos ousados, entramos na briga e saímos vitoriosos. O PCdoB montou uma chapa própria com 58 candidatos, colocou nas ruas e fez valer”.

De Salvador,
Maiana Brito