México: Senado analisa projeto de reforma trabalhista
A Comissão de Trabalho do Senado mexicano programou começar nesta segunda-feira (8) a primeira etapa de sua análise do projeto de reforma trabalhista, que vai em escutar as opiniões a respeito de diversos setores sociais.
Publicado 08/10/2012 16:51
Segundo o calendário aprovado na sexta-feira (5), a partir desta data até o dia 18 serão feitas mesas de trabalho, nas quais empresários, sindicatos, acadêmicos e outras representações transmitirão suas opiniões sobre a proposta de mudanças na legislação trabalhista.
Na segunda etapa, que ocorrerá de 19 a 25 de outubro, os debates serão realizados nas comissões unidas de Trabalho e de Estudos Legislativos. Entre os dias 26 e 31 está planejada a votação sobre o documento gerado no legislativo.
O projeto de reforma foi aprovado pela Câmara dos Deputados em setembro. Os partidos da esquerda mexicana foram contra. Posteriormente foi feito o estudo e votação da instância senatorial.
No caso de que os senadores realizem modificações no documento, ele regressará à Câmara dos Deputados e perderá seu atual caráter de preferência, pelo qual se abriria um procedimento ordinário sem limite de tempo.
Sindicatos e outros movimentos sociais protagonizaram várias marchas e manifestações em rejeição a esta proposta, tanto na capital como em outras localidades do país.
Fonte: Prensa Latina