Ministro cubano estreita vínculos comerciais em SP

O ministro cubano de Comércio Exterior e o Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca, terá encontros nesta segunda (8) com economistas brasileiros em São Paulo tendo em vista aprofundar os vínculos econômico-comerciais.

Acompanhado de uma delegação, integrada por vários vice-ministros, diretores de empresas e diplomatas, Malmierca chegou ontem à cidade para participar da VII Reunião do grupo de Trabalho Cuba-Brasil para as relações econômicas e comerciais.

Segundo a agenda de visita, o titular se reunirá nesta segunda-feira com o presidente da Federação de Indústrias (Fiesp) desta cidade, Paulo Skaf, com quem analisa a marcha dos vínculos entre as duas nações.

Durante a jornada se desenvolverão outros encontros entre representantes cubanos e brasileiros dos setores do turismo, energia e telecomunicações.

Está previsto ainda que a vice-titular de Turismo, Xiomara Martínez, dialogue com operadores turísticos nacionais para expor os pontos positivos e o desenvolvimento da indústria do lazer da ilha.

Também fazem parte da comitiva cubana o embaixador da ilha neste território, Carlos Rafael Zamora, os vice-ministros de Saúde Pública, Marcia Cobas, e de Ministério da Indústria Básica (Minbas) Rosell Guerra, bem como diretores da banca e do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia.

Para amanhã estão previstos outros encontros com empresários do setor farmacêutico desta importante cidade, considerada como o principal centro econômico e financeiro do Brasil.

A delegação de Cuba se transladará pela manhã a Brasília, a capital do país, onde será recebida por altos servidores públicos do governo.

Esta visita faz parte do estímulo aos vínculos comerciais e socioeconômicos empreendido por ambos os governos, depois da visita realizada a Havana em janeiro pela presidenta Dilma Rousseff.

Após a Venezuela, o Brasil é o segundo sócio comercial da América Latina de Cuba e na atualidade participa na modernização do porto do Mariel, no ocidente da ilha e impulsiona com tecnologia e assessoramento um projeto de produção de soja e milho.

Em 2011 o intercâmbio comercial entre ambas as nações aumentou 45 por cento em relação a 2010 e, ao concluir este primeiro semestre de 2012, se constatou um incremento de oito por cento em relação a igual período do ano anterior, segundo cifras oficiais.

Fonte: Prensa Latina