PCdoB cresce e tem vitória histórica no Sudoeste da Bahia

Nesta eleição, o PCdoB foi responsável por importantes conquistas políticas em diversas regiões do estado. Entre elas, é possível destacar a grande vitória eleitoral da história do partido no Sudoeste baiano, que está sendo comemorada por parlamentares e integrantes do partido.

Em Poções, o candidato comunista Otto ganhou a disputa pela prefeitura. “Obtivemos uma vitória muito importante para a história do Município, uma vez que encerramos um ciclo de domínio de uma família sobre a cidade de mais de 20 anos. Conseguimos construir a unidade das oposições de Poções, com todas as correntes políticas empenhadas na construção de um projeto comum de transformação da cidade e melhorias sociais para o povo”, afirma Otto.

O comunista declara ainda que, apesar de muito disputada, a eleição municipal mostrou o avanço e a força política do PCdoB no Sudoeste do estado, além de apresentar as propostas defendidas pelo partido em prol do desenvolvimento social e econômico.

Otto Magalhães foi eleito com 11.006 votos, que representa 51,12% do total dos votos válidos. Bonfim (PT) é o vice do comunista, eleitos pela coligação Construindo uma nova história (PCdoB, PT, PP, PRTB, PRB, PSC, PSD, PDB e PV). O PCdoB elegeu ainda um vereador no Município, Toninho.

Além da vitória em Poções, o PCdoB obteve 21.202 votos em Vitória da Conquista, valor equivalente a 13,20% dos votos válidos para vereador na cidade. O índice possibilitou a eleição de três vereadores, em chapa própria. Os comunistas eleitos são Dr. Anderson, Nelson de Vivi e Joaquim Libarino.

Ainda no Sudoeste, o PCdoB elegeu as vices-prefeitas de Caraíbas, Luiza Emília, e Encruzilhada, Rita de Cássia e Caetité, Fatima Silveira. As vitórias se estenderam ao legislativo municipal, com destaque para Brumado, onde foram eleitos Liu Vasconcelos – postulante mais votado na cidade -, Édio Continha e Agno Meira. Em Caetité, o PCdoB elegeu os vereadores Mário Rebouças e Zacarias. Já em Jacaraci, o partido elegeu as vereadoras Carol e Bete; e em Itapetinga, Professor Renan Coelho.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro