EUA nunca reconheceram a soberania japonesa sobre ilhas Diaoyu

O governo dos Estados Unidos (EUA) expressaram que mesmo autorizando secretamente o Japão a exercer o direito administrativo sobre as ilhas Diaoyu, através de um acordo para devolver Okinawa, o governo americano jamais reconheceu a soberania japonesa sobre esta região.

Um relatório divulgado no dia 25 de setembro pelo Instituto do Congresso americano sobre as ilhas Diaoyu prova que os EUA reconhecem apenas o direito administrativo, em vez de soberania sobre as ilhas Diaoyu.

O Departamento do Estado americano declarou em outubro de 1971 que apesar de devolver a administração nas ilhas Diaoyu ao Japão, os EUA têm uma atitude neutra sobre a questão. A transferência da administração ao Japão não significa qualquer inclinação à posição sobre soberania das ilhas.

O ex-secretário do Estado americano Henry Kissinger afirmou no dia 3 de outubro em Washington que seu país não deve tomar qualquer atitude sobre a soberania das ilhas Diaoyu.

Citando as falas do Kissinger, o site da ABC, rádio da Austrália enfatizou no dia 5 deste mês que o ex-presidente chinês Deng Xiaoping chegou a um consenso com o Japão sobre as disputas de Diaoyu. Deixar a China e o Japão resolverem o problema ao invés de estar envolvido no assunto é o desejo mais profundo de Kissinger.

Fonte: Rádio Internacional da China