Muçulmanos chineses partem para peregrinação a Meca

Um dos últimos dois voos fretados para transportar os muçulmanos chineses à cidade de Meca, na Arábia Saudita, para a peregrinação anual, deixou Pequim na manhã desta quinta-feira (11).

O último voo fretado partirá ainda hoje de Yinchuan, capital da Região Autônoma da Etnia Hui de Ningxia, noroeste da China.

Essa é parte das viagens organizadas pelo governo que levarão este ano um total de 13,8 mil peregrinos chineses à cidade sagrada do Islã.

As autoridades fizeram esforços para garantir a segurança e intensificaram os serviços no exterior, disse Zhang Lebin, vice-diretor-geral da Administração Nacional dos Assuntos Religiosos, ao se despedir dos muçulmanos no Aeroporto Internacional de Capital de Pequim.

Zhang disse que as autoridades adotaram medidas apropriadas para prevenir o novo coronavírus na Arábia Saudita.

A peregrinação a Meca, também conhecida como Hajj, é uma tradição religiosa muçulmana que especifica que todos os muçulmanos em condições físicas e financeiras de viajar à Arábia Saudita devem visitar Meca pelo menos uma vez na vida.

A China tem mais de 20 milhões de muçulmanos e cerca de metade pertence ao grupo étnico Hui. Além de Ningxia, os chineses muçulmanos vivem principalmente nas províncias ocidentais de Qinghai, Gansu e Yunnan, e na Região Autônoma Uigur de Xinjiang.

Fonte: Rádio Internacional da China