Mídia destaca apoio da esquerda brasileira a José Dirceu

O Portal Terra destacou nesta quarta-feira (10) a manifestação de apoio da esquerda brasileira ao ex-ministro José Dirceu, que na terça-feira (9) foi condenado por corrupção ativa pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "É de extrema gravidade o que ocorreu na terça-feira, 9 de outubro, que passa à história do Brasil como o dia da vergonha nacional", afirmou o secretário de Comunicação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), José Reinaldo Carvalho, em uma nota publicada no Portal Vermelho.

Dirceu, um dos líderes mais importantes da esquerda, foi ministro da Presidência durante o primeiro mandato de Lula. Junto com Dirceu, foram condenados por corrupção ativa o ex-presidente do PT, José Genoino, atual assessor do Ministério de Defesa, e o antigo tesoureiro dessa formação, Delúbio Soares.

Leia também:
STF condena Zé Dirceu: Injustiça e opróbrio nacional
 
Carvalho reafirmou a posição do PT que a acusação contra o ex-ministro foi "improcedente, baseada em mentiras e em declarações de efeito". Dessa maneira, segundo o dirigente do PCdoB, foram dados a uma "imprensa furibunda os elementos de agitação política e alimentaram os sonhos de uma oposição fracassada e sem bandeiras".

O PT ainda não se pronunciou oficialmente, mas vários de seus dirigentes reagiram contra o Supremo e, embora dissessem "respeitar" a sentença, a qualificaram de "política" e "injusta". O chefe do grupo parlamentar do PT na Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto, afirmou que se trata de "uma tremenda injustiça", mas apontou que "neste momento de tristeza", não cabe outra atitude ao partido senão "respeitar" a decisão.

Fernando Morais

Personalidades da cultura que militam no campo socialista também expressaram solidariedade a Dirceu, como fez o escritor Fernando Morais, que há meses trabalha em um livro sobre a vida do ex-ministro. "É uma injustiça", declarou Morais, que considerou que "Dirceu não foi julgado, e sim o primeiro trabalhador que chegou à Presidência do Brasil e seu governo", em uma clara alusão a Lula.

Informações do Terra