Espanha está a um passo de virar título podre

Standard & Poors vê o país sem capacidade para enfrentar os desafios impostos pela crise europeia; bancos espanhois também são afetados pela decisão da agência de risco

Crise na Espanha

A agência de classificação de risco eztadunidense Standard & Poor's rebaixou nesta quarta-feira (10) em dois graus a avaliação da Espanha, que caiu para "BBB-", citando um aprofundamento da recessão econômica.

O rebaixamento vem acompanhado de perspectiva negativa, refletindo a visão da agência de que há riscos significativos para o crescimento econômico e o desempenho orçamentário.

A decisão da Standard & Poor's acompanha a da Moody's, que também tem a Espanha sob a perspectiva de rebaixamento da nota atual, "Baa3". Ambas as notas estão a um passo do status de "junk" (podre), enquanto que a Fitch classifica o país como "BBB", um grau acima, mas com perspectiva negativa.

"Em nossa visão, a capacidade das instituições políticas da Espanha (nacionais e multilaterais) para lidar com os graves desafios impostos pela atual crise econômica e financeira está diminuindo", informou a S&P em comunicado.

A Espanha está em recessão desde o início do ano, em sua segunda contração econômica em poucos anos, e o desemprego é persistentemente elevado em cerca de 25 por cento.

Com informações do portal 247