Governo de Evo Morales tem mais de 64% de aprovação

O presidente boliviano, Evo Morales, conta com 64,2% de aceitação, de acordo com pesquisa publicada no país, no marco da comemoração do 30º aniversário da democracia ininterrupta na Bolívia.

Os resultados do Estudo sobre Cultura Política e Democracia na Bolívia, Barômetro das Américas 2012 do Projeto de Opinião Pública da América latina (Lapop), refletem que o chefe de Estado boliviano tem o apoio da população, que considera muito boa a gestão do mandatário, que iniciou o mandato em 2006. 

O estudo foi realizado pela Universidade Vanderbuilt de Nashville, en Tennessee, Estados Unidos, apontou que 52,4% da população acredita que o governo protege e promove os direitos dos povos indígenas.

Também divulgou que 47,8% considera que Morales acertou na política de proteção da “Pachamama” (Mãe Terra), assim como 45% dos entrevistados considerou positiva a gestão econômica do presidente.

Desde que Morales assumiu o poder e após a saída do país da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, sigla em inglês) houve recorde na destruição de plantações de coca e também no confisco de narcóticos.

No primeiro semestre de 2012, a Força especial de Luta contra o Narcotráfico boliviano apreendeu mais de 460 toneladas de drogas. Devido a estatal petrolífera boliviana, refundada na nacionalização dos hidrocarbonetos, a inflação de um dígito controlada é outro dos ganhos da política monetária de Morales.

Fonte: TeleSur