Metalúrgicos fecham acordo com GM e suspendem demissões

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e a General Motors (GM) fecharam acordo nesta quinta-feira (11) que prorroga até 26 de janeiro a suspensão do contrato de trabalho de 824 funcionários da fábrica da montadora no Vale do Paraíba, interior paulista. Esse acordo será votado em assembleia na próxima segunda-feira (15).

A proposta é de prorrogação do lay-off (suspensão dos contratos), que terminaria em 30 de novembro. Segundo o sindicato, de 1.840 trabalhadores que poderiam ser demitidos com o fechamento do setor conhecido como MVA (Montagem de Veículos Automotores), 824 estão no lay-off e 232 aderiram a um programa de demissão voluntária (PDV), que permanece aberto até o próximo dia 30.

O acordo de hoje também prevê a continuação da produção do veículo Classic no MVA até 26 de janeiro, e não mais até 30 de novembro. A GM poderia deslocar a produção do Classic para a Argentina.

"Em frente a ameaça de demissões, é um resultado importante. A cidade ficaria muito sofrida no final de ano com demissões”, afirmou o secretário-geral do sindicato, Luiz Carlos Prates, o Mancha. Ele disse que a entidade concentrará esforços na campanha de defesa ao emprego.

Na próxima terça-feira (16), os metalúrgicos participarão de audiência pública no Senado – e haverá outra na Assembleia Legislativa paulista.

“Daqui a duas semanas, durante o Salão Internacional do Automóvel em São Paulo, pretendemos fazer uma manifestação e teremos a possibilidade de contato com a direção internacional da empresa. Queremos sensibilizar as autoridades empresariais e o governo, para impedir as demissões", disse Mancha.

Desde 4 de agosto, os metalúrgicos tentam garantir a manutenção dos 1.840 postos de trabalho. "Todas as propostas feitas pelo sindicato vão no sentido de garantir o emprego dos trabalhadores. Já fizemos propostas de transferência de pessoas, de localidade, de trabalhar em outras empresas do grupo, de licença remunerada, tudo o que impossibilita o rompimento com a empresa”. Segundo Mancha, o sindicato continuará a se reunir com a empresa até o dia 26 de janeiro. “Vamos continuar negociando com a montadora condições que permitam ter mais investimentos na planta”, disse.

Fonte: Rede Brasil Atual