Petroleiros devem aceitar proposta patronal até quinta

Petroleiros em todo país realizam até quinta-feira (11) diversas assembleias para votar a nova proposta da Petrobras, apresentada na sexta-feira (5), de aumento entre 7,51% e 8,2%, o que representa um ganho real entre 2,16% e 2,77%. A orientação da Federação Única dos Petroleiros (FUP) é de aceitá-la e de suspender o estado de greve.

As assembleias começaram no final de semana. No Amazonas, os trabalhadores concluíram as assembleias na segunda (8) e aprovaram massivamente o acordo, que já foi assinado pelo sindicato.

Nas bases do Unificado de São Paulo, as assembleias nesta terça (9) foram com os grupos da Replan, Recap, terminais e escritórios, onde os trabalhadores continuam aprovando o indicativo da FUP. Até o início da tarde, as parciais indicavam 690 votos a favor, 144 contra e 23 abstenções.

Em Minas Gerais, as assembléias foram iniciadas no domingo e prosseguem até quinta. O resultado parcial é de 254 votos a favor da proposta conquistada, 26 contra e 02 abstenções.

Em Duque de Caxias, os petroleiros da Reduc, do Terminal Campos Elíseos e Termelétrica começaram as assembleias nesta terça aprovando a proposta de Acordo Coletivo da Petrobrás. A consulta prossegue até o dia 16.

No Rio Grande do Sul, o resultado parcial das assembleias aponta 180 votos a favor, 50 contrários e 05 abstençoes. A consulta prossegue até quinta-feira, 11.

Nas bases do Espírito Santo, o índice de aprovação do acordo conquistado é de 90%. As assembleias prosseguem ate quinta-feira.

Nas unidades do Ceará, os trabalhadores Lubnor, terminais da Transpetro, do E&P da Fazenda Belém e das plataformas, também aprovaram a proposta desde a manhã de hoje. As assembleias na região prosseguem até o fim do dia.

No Paraná e Santa Catarina, a proposta será avaliada pelos trabalhadores a partir das 18h de hoje e, no Rio Grande do Norte, as assembleias serão iniciadas no turno de 12h30.

Em Pernambuco e Paraíba, os petroleiros começam a avaliar o indicativo a partir de amanhã (10).

No Norte Fluminense, o calendário regional de assembleias será divulgado pela diretoria do sindicato, após a reunião que começou ontem e, prossegue desde a manhã desta terça.

Principais pontos tidos como conquistas pela categoria:

Ganho real: o reajuste subiu de 6,5% para 8,16% o reajuste na RMNR, o que garante um ganho real entre 2,16% e 2,77%, em relação ao IPCA.

Abono: o piso proposto para o abono passou de R$ 4.000,00 para R$ 7.200,00, ou 1,05 remuneração, o que for maior. Os trabalhadores receberão valores equivalentes aos que foram pagos no abono do ano passado, mesmo com a Petrobrás descontando o adiantamento feito na quitação da PLR 2011.

Extra-turno: a nova proposta garante o extra-turno (dobradinha) de mais um feriado trabalhado: o dia 15 de novembro. Com isso, a categoria avança consideravelmente rumo à retomada integral desse direito, que foi usurpado no governo FHC.

Horas extras do administrativo: pagamento a 100% das horas extras nas paradas de manutenção e partidas das novas unidades para os trabalhadores em regime administrativo. Além disso, será acrescido nessas horas extras o adicional noturno quando a atividade for realizada entre as 22h e 5h e nos feriados, sábados e domingos.

Regramento das PLRs futuras: a Petrobrás reafirma o compromisso de buscar um entendimento, através da continuidade das negociações com as representações sindicais.

Dia parado na greve de 24 horas: o compromisso da empresa é de que não haverá qualquer reflexo funcional do dia parado na greve de 24 horas em 26 de setembro. O dia também poderá ser compensado pelo trabalhador.

Fonte: FUP