Barack Obama e Mitt Romney se enfrentam em segundo debate
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, precisará nesta terça (16) se recuperar da derrota sofrida no primeiro debate presidencial e neutralizar seu rival republicano no duelo verbal que sustentarão em Nova York.
Publicado 16/10/2012 11:36

Obama, sob pressão neste segundo encontro realizado na universidade novaiorquina de Hofstra, enfrentará um Mitt Romney que conseguiu reduzir a diferença na intenção de votos, a menos de um mês das próximas eleições de 6 de novembro.
Na opinião de Michael Kramer, professor de comunicação do St. Mary's College, Indiana, Obama deve ter contato visual com o público que assista ao debate, e não passar todo o tempo olhando suas notas como no debate celebrado em Denver.
"Precisa assegurar-se que está falando diretamente para as pessoas que fazem as perguntas e se comprometer com elas, sendo mais dinâmico (…) precisa mais energia em sua voz", sublinhou Kramer.
Por sua vez, os estrategistas democratas confiam que nesta ocasião o mandatário tenha um bom desempenho. "Acho que verão alguém muito apaixonado com respeito à eleição que o país enfrenta", disse o assessor de campanha Tobert Gibas à emissora CNN.
Os seguidores de Obama esperam que ele aborde temas tão importantes como os direitos das mulheres, e que responda às críticas de Romney a respeito de que seu governo teve um mau manejo do ataque contra o consulado estadunidense em Bengasi, Líbia.
O debate desta noite pode marcar uma notável diferença entre ambos os candidatos, quando neste momento avançam muito emparelhados segundo as pesquisas.
Uma recente sondagem da cadeia ABC-The Washington Post revelou que Obama avança com uma ligeira vantagem de 49 por cento das preferências, contra 46 por cento do ex-governador de Massachussets.
Por sua vez, o presidente segue liderando os nove estados (Colorado, Flórida, Iowa, Nevada, New Hampshire, North Carolina, Ohio, Virginia e Wisconsin) com 51 por cento contra os 46 de seu adversário republicano.
Fonte: Prensa Latina