Mais uma morte em obras de construção civil

Um homem morreu ao cair da caixa d'água da cobertura de um prédio ainda em construção em Águas Claras na manhã de ontem.

O engenheiro Eduardo Bueno Brunes, 37 anos, trabalhava em uma empresa de telefonia e foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros já morto, com traumatismo craniano e vários ferimentos, após cair de uma altura de cerca de 60 metros.

Segundo dados do Sindicato dos Empregados da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon), é a 13ª morte em canteiros de obras no Distrito Federal apenas em 2012, incluindo o operário que morreu na obra de reconstrução do Mané Garrincha em junho.

Ao lado do corpo de Brunes, uma prancheta com outros locais de vistoria e papéis da companhia de telefonia em que ele trabalhava foram encontrados, além de documento de identificação do Conselho Regional de Engenharia do DF (Crea-DF).

Segundo a Dom Bosco Empreendimentos, consórcio entre as empresas Via e Paulo Octávio responsável pela construção, o homem não era funcionário da obra e não possuía autorização para entrar no local. As obras do condomínio Península, onde o acidente ocorreu, estão embargadas por decisão do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). A construção foi alvo de denúncia do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) por ultrapassar o limite máximo permitido para a obra, entre outros problemas.

A Dom Bosco Empreendimentos informou ainda que não solicitou nenhuma visita técnica de telefonia e que abriu auditoria interna para apurar como Brunes teve acesso ao local.

A Polícia Civil investiga o acidente. A delegada responsável pelo caso, Nancy Alencar, da 21ª Delegacia de Polícia, não descarta a hipótese de suicídio.