Mulheres protestam contra soltura de músicos acusados de estupro

O grupo feminista Núcleo Negra Zeferina protestou na manhã desta terça-feira (16/10), na praia de Guarajuba, em Camaçari, contra a soltura dos integrantes da banda baiana de pagode New Hit, presos por estupro. As manifestantes souberam que o vocalista do grupo, Eduardo Martins, mais conhecido como Dudu, estava freqüentando o local, após a saída da prisão.

Com cartazes que dizem “Mexeu com uma, mexeu com todas”, as mulheres chamaram a atenção de banhistas e moradores do local, indicando que ali estava um estuprador. “Enquanto as duas vítimas foram coibidas e precisaram se esconder da sociedade, o cantor da Banda New Hit, Eduardo Martins, espera o seu julgamento em uma casa de veraneio em Guarajuba”, escreveu o núcleo, através de um comunicado na internet.

Os músicos da banda foram presos no dia 25 de agosto, depois que duas jovens menores de idade denunciaram que foram forçadas a manter relações sexuais com eles dentro do ônibus do grupo, após uma apresentação no município de Ruy Barbosa, no Centro-Norte da Bahia. Um policial militar também foi detido por suspeitas de conveniência com o crime.

Após um mês presos, todos eles foram soltos no último dia três de outubro por um habeas corpus e respondem em liberdade por estupro e formação de quadrilha. A soltura provocou indignação não só de grupos feministas, mas também de usuários da internet, que criaram uma petição pública online em repúdio a decisão da justiça, batizada de “Repúdio ao New Hit: Acusados de Estupro”.

De Salvador,
Erikson Walla