Ahmadinejad analisa parceria com Afeganistão e Tadjiquistão

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, analisou as perspectivas de cooperação com seus homólogos do Afeganistão, Hamid Karzai, e do Tadjiquistão, Emomali Rahmon, disse uma fonte oficial persa. Os temas tratados nas reuniões não foram divulgados.

A reunião foi realizada paralelamente às sessões da primeira Cúpula do Diálogo de Cooperação da Ásia, que começou aqui na noite desta terça-feira.

Ahmadinejad chegou ao Kuwait procedente do Azerbaijão, onde realizou uma visita de dois dias e examinou as relações bilaterais com seus anfitriões.

As conversas entre o mandatário persa e seus interlocutores acontecem apenas um dia após a entrada em vigor de um novo pacote de sanções decretadas pela União Europeia como medida de pressão para que Teerã renuncie a seu direito à tecnologia nuclear com fins pacíficos.

Durante um discurso na província de Jorasão Norte (leste), o líder supremo iraniano, aiatolá Alí Jamenei, assegurou que as medidas punitivas não conseguirão pôr de joelhos à República Islâmica.

Por sua parte, o porta-voz da chancelaria iraniana, Ramin Mehmanparast, assegurou que as novas sanções são fúteis por sua essência desumana e ilegal.

Fonte: Prensa Latina