Associação de Software Livre reelege coordenação por mais 2 anos

Em assembleia, os sócios da Associação de Software Livre (ASL) decidiram por reconduzir os atuais membros da coordenação geral por mais dois anos, de 2012 a 2014. Já alguns menbros titulares e suplentes do Conselho Geral e Fiscal foram alterados. A coordenação geral tem como missão difundir o software livre e seus princípios, propiciando a discussão, organização e visibilidade a modelos, sistemas, iniciativas e resultados que promovam o conhecimento compartilhado para o desenvolvimento humano.

Entre as atividades da ASL já previstas está a 11ª edição da Oficina para Inclusão Digital (OID) e Participação Social, que se reaizará em Porto Alegre de 27 a 29 de novembro. Há dez anos, o evento recebe ativistas, representantes de organizações e governo e público geral interessado no tema da Inclusão Digital. A oficina reuni trocas de experiências, aprendrendizado, ensinamentos e discusão sobre os rumos desejados para as políticas públicas na área.

Em 2012, as organizações da sociedade civil retomaram seu papel de protagonistas na convocação da 11º OID e fizeram uma importante opção: incluir no seu temário permanente a temática da Participação Social como fundamento para quaisquer programas de Inclusão Digital. Mais que isso, fizeram importante opção de se juntar à Associação Software Livre.Org, indicando a clara recomendação para que o software livre esteja sempre associado as iniciativas de Inclusão Digital.

O lançamento oficial do evento acontecerá no dia 30 de outubro em Porto Alegre, em local a ser definido em breve. Nesta data também será lançado o site, no qual estará disponível a programação completa, bem como o formulário para inscrições gratuitas.

Histórico

Realizada desde 2001, em diferentes cidades do país, a OID tem como eixo fundamental a inclusão social, e é um espaço de discussão de políticas públicas, estratégicas e diretrizes de ações que promovam a apropriação das tecnologias digitais pela população. Além dos envolvidos diretamente com as TICs (tecnologias da informação e comunicação), o evento também é aberto a todos os interessados que buscam maiores informações e também àqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos práticos na área, uma vez que a oficina conta também com workshops práticos, além das plenárias e debates.

A 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social é uma iniciativa das organizações não-governamentais Província Marista (RS), Programando o Futuro (DF), Coletivo Digital (SP), Instituto Nupef (RJ), Cidadania Digital (RS), Projeto Saúde & Alegria (PA) e Sampa.org (SP) em parceria com a Associação Software Livre.Org, e tem o apoio da Dataprev, do governo do Estado do RS, através da Secom – Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, do Serpro e do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Confira abaixo os eixos temáticos desta 11ª Oficina:

– Garantia de Direitos e Participação Social;
– Cultura Digital, Midialivrismo e Inclusão Digital;
– Garantia de Direitos: Direito à Memória, Direito à Comunicação;
– Universalização do Acesso: Computador para todos;
– Resíduos Eletrônicos, Logística Reversa e Políticas Públicas;
– Mídias Sociais, Internet e Governança;
– Universalização do Acesso: a Política Nacional de Banda Larga;
– Os Caminhos da Formação Online: Plataformas Públicas, e
– Solidariedade, Compartilhamento e Software Livre.

Veja também a gestão eleita para o mandato de 2012 a 2014 da ASL:

Conselho Geral

Titulares:
Coordenador Geral: Ricardo Fritsch
Coordenador Adjunto: Thomas Tschoepke Soares
Coordenador Financeiro: Felipe Santos da Silva
Conselheiro Geral: Tatiane Pires da Silva
Conselheiro Geral: Jonatas Daniel Dornelles Barbieri
Conselheiro Geral: Tania Regina da Silva
Conselheiro Geral: Ronaldo Cardozo Lages

Suplentes:
1º Suplente: Flávio Eduardo Neves Teixeira
2º Suplente: Clarisse de Lima Abrahão
3º Suplente: Eloir José Rockenbach

Conselho Fiscal

Titulares:
1º Conselheiro:Gisele Machado de Oliveira
2º Conselheiro:Virginia Silva Ferreira
3º Conselheiro:Deobrandino Ninrod Borges

Suplentes:
1º Suplente: Alexandre Junqueira Thomé
2º Suplente: Vinicius John
3º Suplente: Paulo Roberto Miranda Meirelles

Fonte: ASL e Software Livre Brasil