México sedia seminário para debater crise civilizatória global
“A crise mundial além da economia e das finanças” – este será o tema do Foro de Guadalajara, seminário internacional a ser realizado na cidade mexicana de mesmo nome, nos próximos dias 18 e 19 de outubro.
Publicado 17/10/2012 09:15

O evento, promovido pelo Movimento de Solidariedade Ibero-americana (MSIa) e a Federación Revolucionária de Obreros y Campesinos Del Estado de Jalisco (CROC), contará com conferencistas do México, Brasil, Itália e Alemanha, representando diversos setores da sociedade – sindicais, acadêmicos, governamentais, empresariais e outros.
Na pauta dos trabalhos, serão discutidos os seguintes temas:
– A crise mundial além do âmbito econômico-financeiro. Retorno aos fundamentos do Estado nacional soberano, os direitos da pessoa e o bem comum.
– A globalização e as ameaças à dignidade do trabalho humano.
– A crise financeira e a necessidade de novas regras éticas para um sistema econômico justo; o papel de uma nova “Lei Glass-Steagall”.
– A Europa em busca de uma nova missão: a necessidade da defesa da dignidade humana e da justiça social.
– O papel da energia nuclear na recuperação econômica mundial.
– As verdadeiras emergências globais: rumo a um novo paradigma ecológico.
– Projetos e perspectivas de longo prazo: os “corredores de desenvolvimento”.
– Integração da América do Sul e a política de defesa industrial no Mercosul.
– Ciência, educação e cultura para um novo Renascimento.
Os trabalhos serão encerrados com um concerto do conjunto mexicano Ars Antiqua, célebre por suas interpretações de música renascentista, barroca e colonial espanhola, com instrumentos de época. No programa, constarão obras de compositores barrocos mexicanos, espanhóis e brasileiros.
O evento será realizado no Auditorio Cristóbal de Oñate da Cámara de Comercio de Guadalajara, a partir das 10h, hora local (8h hora de Brasília). Os interessados poderão, também, acompanhar os trabalhos ao vivo pela Internet, no link http://www.crocjaliscotv.blogspot.com.br/.
Mais informações em www.forodeguadalajara.org
Fonte: Alerta em Rede