Geraldo e João da Costa iniciam a transição de governo

 Na primeira reunião das equipes de transição de governo com o prefeito João da Costa (PT) e o prefeito eleito, Geraldo Julio (PSB), realizada na manhã desta quarta-feira (17), foi traçado o roteiro de trabalho que os grupos utilizarão para trocar informações nos próximos dois meses e meio.

O prefeito eleito garantiu que agora o trabalho é captar os dados, analisar o números e informações da PCR para chegar ao primeiro dia de governo com condições de poder executar algumas ações.

“Vamos ter um trabalho diário de hoje até 31 de dezembro, recebendo informações, analisando e convivendo com a prefeitura em relação com aqueles assuntos que precisam ser iniciados esse ano e que têm impacto em janeiro e fevereiro, como os contratos para o Carnaval e o início do ano letivo. O prefeito abriu a porta para discutir o que precisa ser feito”, afirmou Geraldo.

Ele ressaltou ainda a disposição da atual gestão em colaborar no repasse de informações do quadro da PCR. “O prefeito se dispôs a passar as informações e isso é positivo e importante para a cidade. Tem muitas coisas que acontecem no primeiro semestre e trimestre que podem ajudar. Precisamos que não tenha quebra de continuidade. Se há ambiente de colaboração de quem está entrando é bom para o Recife”, salientou.

Na ocasião, Geraldo afirmou que vai acatar algumas das sugestões feitas por Costa sobre ações governamentais, como a abertura do ano letivo e os preparativos do Carnaval do próximo ano.

Participaram também do encontro, o atual vice-prefeito, Milton Coelho (PSB); o vice-prefeito eleito, Luciano Siqueira (PCdoB); Carlos Percol, que coordenou a área de imprensa da campanha; o ex-chefe de gabinete da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e assessor de campanha de Geraldo, Rodrigo Farias; o também assessor de campanha, Felipe Bittencourt; e Antônio Alexandre, do Condepe/Fidem, que vai coordenar a equipe de transição do futuro prefeito, bem como a secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Virgínia Pimentel. A equipe de transição volta a se reunir nesta quinta-feira (18).

12 ações prioritárias

Antônio Alexandre destacou a tranquilidade do ambiente da transição. Foto: Hesíodo Góes/FolhaPE


Coordenador da equipe de transição do prefeito eleito Geraldo Julio (PSB), Antônio Alexandre afirmou que o trabalho de captar dados acerca da Prefeitura do Recife (PCR) será dividido, basicamente, em três blocos de informações. São eles: orçamentária-financeira; os contratos e serviços à população; e sobre a estrutura administrativa da gestão. Os grupos de Geraldo e do atual gestor, João da Costa (PT), elegeu 12 ações prioritárias para o início do novo governo.

O primeiro bloco de informações vai relacionar os dados sobre a situação orçamentária e financeira do município. Nesse segmento, os socialistas terão acesso ao quadro fiscal da cidade, os convênios celebrados pela atual gestão, recursos em processo de captação. Em seguida, será a vez de verificar contratos em curso e os consolidados para não haver descontinuidade na prestação de serviços. E por último o futuro prefeito terá acesso à estrutura administrativa que compõe, hoje, os corredores da Prefeitura. A transição apontará os equipamentos e quadro funcional da atual gestão.

“O ambiente da transição está sendo tratado de forma tranquila, de companheirismo, com espírito harmonioso e isso vai facilitar a tarefa do prefeito de processar as informações necessárias para que, já a partir do primeiro dia, ele (Geraldo) já esteja executando os compromissos de campanha assumidos com a sociedade. O clima é de civilidade, maturidade política e o que a população merece”, destacou Antônio Alexandre.

“(Na reunião) resolvemos o método de trabalho, que dispensa formalismos, a necessidade de troca de ofícios e pedidos de informação. Vamos trocar e-mails, telefonemas, arquivos com informações. A equipe terá um perfil técnico e vai levantar os dados necessários”, acrescentou o auxiliar do prefeito eleito Geraldo Julio.

Embora a Lei Orgânica do Recife estabeleça, no artigo 55, que até após a eleição o atual gestor deve entregar ao sucessor um relatório com o balanço das dívidas do município, a prestação de contas, a situação dos contratos, entre outros cinco itens, Antônio Alexandre ressaltou que o “clima tranquilo” entre as equipes de transição vai acarretar até na antecipação dos dados. “A Lei que estabeleceu esse critério para momentos foi para onde houvesse clima mais tenso, que não é nosso caso. Esse prazo vai ser, inclusive, antecipado”.

Colaboração e sintonia

João da Costa ressaltou a sintonia existente entre ele e Geraldo: "Somos do mesmo campo político". Foto: Fernando Silva/PCR

Tão logo saiu da primeira reunião de transição com o prefeito eleito, Geraldo Julio, João da Costa demonstrou o interesse em colaborar pacificamente no repasse de informações à equipe do socialista. Para tanto, o petista salientou a sintonia do ponto de vista político em que ele e Geraldo estão situados. O chefe do Executivo municipal prometeu agilizar a entrega de dados, dentro de um ambiente de cooperação, evitando, assim, as formalidades que o processo pede.

“A gente tem sintonia. Somos do mesmo campo político e temos identidade. Vou prestar todas as informações possíveis. Definimos um modelo que vão os coordenadores e eles vão centralizar as informações que serão solicitadas e as que vão ser prestadas. Algumas questões que foram colocadas como prioridades, como o início do ano letivo, a transição na saúde, o Carnaval e algumas questões mais estruturais”, destacou João da Costa. “Transição é, hoje, uma coisa normal, uma rotina que será tratada pelos coordenadores”, arrematou o prefeito.

O prefeito João da Costa salientou o desejo de contribuir com o futuro governo, apressando o repasse de informações entre as equipes.

“Temos um resultado agora, um prefeito eleito e a ideia é contribuir com a cidade e o próximo governo para que tudo possa acontecer da melhor maneira possível. Nossa disposição é de colaboração, de procurar agilizar as informações sempre que for necessária, dentro de um ambiente de cooperação. Não vamos ter formalismos, pedidos formais, além daquilo que está no poder e são de domínio público”, explicou.

Participaram também do encontro, o atual vice-prefeito, Milton Coelho (PSB); o vice-prefeito eleito, Luciano Siqueira (PCdoB); Carlos Percol, que coordenou a área de imprensa da campanha; o ex-chefe de gabinete da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e assessor de campanha de Geraldo, Rodrigo Farias, e o também assessor de campanha, Felipe Bittencourt, bem como a secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Virgínia Pimentel.

Após a reunião, Geraldo Julio fez um balanço do encontro com João da Costa. Veja vídeo.

Da Redação do site, com informações do Blog da FolhaPE