Protestos contra os planos de saúde marca dia do médico na Bahia
No calendário brasileiro, o 18 de outubro é a data em que se comemora o dia do médico. Nesta quinta-feira (18/10), manifestações promovidas pela categoria e homenagens aos profissionais lembram o dia em todo o país e, na Bahia, não foi diferente.
Publicado 18/10/2012 15:26 | Editado 04/03/2020 16:17
Desde o início da manhã, o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-Ba) está percorrendo os principais hospitais particulares de Salvador para protestar contra os planos de saúde. “Por incrível que possa parecer, o que estamos pedindo é apenas pra sentar e negociar”, explicou o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães.
De acordo com ele, a decisão de usar o dia para manifestar não significa que não há motivos para comemorar. “A gente sempre comemora, mas temos o princípio básico de procurar o melhor. Temos as nossas situações complexas e devemos buscar melhorias”, acrescenta.
Nas instituições em que houve manifestação nesta quinta-feira(18), apenas foram oferecidos serviços de urgência e emergência. O presidente explicou que a atitude é para denunciar a situação dos profissionais de medicina da Bahia, que sofrem com a baixa remuneração, pela extensa carga horária, e que, além disso, são submetidos à falta de segurança nos locais de trabalho.
Homenagens
Para homenagear os médicos, o Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremeb-Ba) promove um encontro da categoria no salão nobre da Faculdade de Medicina da Bahia, localizada no Terreiro de Jesus, a partir das 19h.Na ocasião, 33 médicos vão receber o Diploma de Mérito de Ética Profissional, pela marca de 50 anos ininterruptos de exercício da profissão.
Além disso, o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, passará o cargo de coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas da Bahia (Cosemba) para o presidente do Cremed, o conselheiro José Abelardo de Meneses.
Corrida José Caires
Na sexta-feira (12), o Sindimed promoveu a IV Corrida para Saúde, que reuniu médicos em uma competição que teve início no Farol da Barra até o bairro de Ondina, em Salvador. A atividade homenageou, também, o Dr. José Caires Meira, ex-presidente da entidade que morreu em janeiro desse ano e que dá nome ao troféu.
De Salvador,
Erikson Walla