Luta contra o câncer de mama é lembrada em caminhada no domingo

 Os recifenses se mobilizarão contra o câncer de mama em caminhada e corrida que acontecem no domingo (21), na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da cidade. A concentração terá início às 7h30, no Parque Dona Lindu, com opções para corrida de cinco quilômetros ou caminhada de três quilômetros.

Os interessados em participar do evento, promovido pelo Instituto Avon, deverão fazer uma inscrição até quinta-feira (18), no site Ativo. Também será possível se inscrever no Parque Dona Lindu, na sexta (19) e sábado (20).

As inscrições custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), e dão direito a kit com camiseta, boné e dois produtos da marca patrocinadora. De acordo com a Avon, todo o dinheiro arrecadado será doado para uma instituição local que trabalha com detecção precoce do câncer de mama e apoio a mulheres que têm ou tiveram a doença. Os participantes deverão retirar seus kits no sábado (20), no Dona Lindu, entre 8h e 17h.

Além da corrida e caminhada – que contará com a participação da atriz e modelo Luiza Brunet – a programação conta com vários serviços oferecidos gratuitamente à população. Qualquer pessoa que comparecer ao Dona Lindu neste final de semana poderá ser atendida em uma das cinco tendas espalhadas pelo parque. A programação vai das 8h às 17h, no sábado, e das 8h às 12h, no domingo, e conta com pequenas palestras, feitas por profissionais da Associação Brasileira de Mastologia.


Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul. Foto: Prefeitura do Recife

As tendas contarão ainda com um Espaço Beleza, ambiente com profissionais e quatro estações de maquiagem, além do Espaço Saúde. No local, mulheres que apresentarem alguma alteração nas mamas ou outro sintomas da doença poderão realizar uma mamografia gratuita, obtendo o diagnóstico no mesmo dia. Aquelas que obtiverem diagnóstico positivo serão encaminhadas para consultas e outros exames necessários.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 12 mil mulheres morreram por conta do câncer de mama, apenas em 2010. Ainda segundo essa pesquisa, a estimativa é de que 52.680 novos casos da doença sejam diagnosticados neste ano. Em pesquisa encomendada pelo Instituto Avon ao Data Popular Percepções sobre o câncer de mama, foi mostrado que 20% das mulheres consideram o diagnóstico uma sentença de morte, e 13% delas ainda acreditam que o câncer de mama não tem cura.

Fonte: G1 PE