Taxa de desemprego de Hong Kong aumenta 3,3%

A taxa de desemprego ajustada de forma sazonal aumentou de 3,2% no período de junho a agosto para 3,3% entre julho e setembro, enquanto a taxa de subemprego caiu de 1,7% para 1,6%, anunciou nesta quinta-feira (18) a Direção de Censos e Estatísticas da cidade.

As altas da taxa de desemprego sugiram principalmente nos setores de seguro, manufatura e venda varejista. Quanto à taxa de subemprego, as quedas foram registradas nas áreas de construção, alimentos e bebidas.

O secretário de Assuntos do Trabalho e Seguridade Social de Hong Kong, Matthew Cheung, afirmou que o mercado de trabalho contraiu-se em 12.400 postos pelo segundo mês consecutivo, ficando com 3.658.900 entre julho e setembro.

"Porém, a cifra foi contrabalançada pela queda concorrente da força de trabalho, o número de pessoas desempregas aumentou apenas em cerca de 1.300, para 132.900. A taxa de desemprego ajustada sazonalmente cresceu 0,1% para 3,3%", indicou.

Ele acrescentou que a expectativa do mercado de trabalho será mais incerta por conta do sentimento mais cauteloso na contratação e a moderação da demanda doméstica nos últimos meses.

Fonte: Rádio Internacional da China