Em Paris, Brasil debate combate à exploração sexual na Copa

O Ministério do Turismo participa, nesta terça-feira (23), em Paris, do seminário internacional “A Exploração Sexual e os Grandes Eventos Esportivos” (Prevenir L`Exploitation Sexuelle Des Enfants Dans Le Cadre Des Grandes Manifestations Sportives). O objetivo é traçar estratégias comuns de enfrentamento desse tipo de crime, diminuindo os riscos de aumento do problema durante a Copa do Mundo de 2014.

A programação inclui a apresentação da experiência de países que sediaram grandes eventos esportivos recentemente (Copa 2010, Jogos Olímpicos 2012 e Eurocopa 2012), e que registraram o aumento dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes por ocasião desses campeonatos.

O governo brasileiro falará sobre políticas e medidas adotadas no Brasil sobre o tema – com destaque para a responsabilidade e dever de sensibilização do setor turístico. Durante o seminário também haverá lançamento de uma campanha internacional para impedir o avanço do problema durante a Copa do Mundo de 2014.

Representantes dos governos brasileiro e francês, além de profissionais de turismo, terceiro setor, entidades de classe e organizações não-governamentais estão entre os convidados para o debate.

Estarão presentes a ministra de Direitos Humanos do Brasil, Maria do Rosário; o presidente da rede ECPAT France (End Child Prostitution And Trafficking, na sigla em inglês), Xavier Emmanuelli; o presidente da Fundação Scelles, Yves Charpenel; o diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na França, Jean-Francois Trogrlic; o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli; e a assessora especial do Ministério do Turismo brasileiro, Suzana Dieckmann.

O evento é promovido pelo Conselho Nacional do Sesi em parceria com a Fundação Scelles e a rede ECPAT.

Da Redação em Brasília