Mediador anuncia disposição da Síria de promover cessar-fogo

As autoridades sírias devem emitir nesta quarta (24) ou quinta (25) um comunicado sobre sua disposição de aceitar um cessar-fogo durante o feriado muçulmano de Eid el Adha, disse o mediador internacional Lakhdar Brahimi, no Cairo.

A declaração de Brahimi foi precedida por breves discursos do Secretário-Geral da Liga Árabe, Nabil El Arabi, e dos anciões, um grupo de ex-chefes de Estado liderados pelo norte-americano James Carter e patrocinado pela ONU.

O mediador qualificou como "úteis" os contatos com as autoridades sírias e membros de grupos armados e revelou que ambas as partes se mostraram dispostas a respeitar um cessar-fogo que abarque os dias do feriado islâmico.

"Espero que sobre este cessar-fogo temporário possamos construir outro mais forte, mais longo, que leve a uma solução pacífica, disse o diplomata argelino.

A Síria é cenário há 19 meses de ferozes combates do Exército sírio constitucional com grupos armados formados em parte por estrangeiros que tentam derrubar pela força o governo do presidente Bashar al Assad.

Brahimi chegou nesta quarta ao Cairo, na oitava etapa de uma viagem que incluiu Arábia Saudita, Turquia, Irã, Iraque, Jordânia, Líbano e Síria, e anunciou que ele deve se reunir com o presidente egípcio Mohamed Morsi, outros funcionários de sua gabinete e com a liderança da Liga Árabe.

Fonte: Prensa Latina