Camponesas promovem encontro na Bahia

Agricultoras rurais de Igrapiúna (BA) estão organizando o Ciclo de Encontro das Margaridas, onde pretendem discutir e a construir atividades práticas que possam fortalecer e intensificar a luta da mulher camponesa na atual sociedade. O encontro, planejado pela Escola Familiar Margarida, acontece entre os dias 2 e 4 de novembro, no Assentamento Limoeiro.

A ideia principal do encontro é construir um espaço de formação feito pelas mulheres e para as mulheres. Nesse sentido, o ciclo de estudos procura atingir um número mínimo de trabalhadoras rurais de pelo menos 100 camponesas assentadas e acampadas das áreas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Entre os pontos a serem discutidos, está a Lei Maria da Penha, visualizando as conquistas e os desafios, além de provocar a reflexão sobre a saúde da mulher, os seus direitos diante a sociedade e as políticas públicas de gênero.

A atividade pretende criar estratégias e encaminhamentos para a construção de uma agenda de debates e ações reflexivas sobre as questões de gênero aliadas a uma proposta de mudança social.

Fonte: Página do MST