China deve insistir no Conceito do Desenvolvimento Científico

A China enfrenta vários problemas e contradições no caminho do desenvolvimento, após a concretização da Reforma e Abertura desde há mais de 30 anos. Os analistas de economia e política internacional prestam muita atenção em como a China irá superar as dificuldades encontradas durante as reformas e como o país asiático pode realizar uma "aterrissagem suave".

O desenvolvimento é um processo de contradições e de constante resolução de problemas. A China também deve reforçar a aplicação das reformas para resolver as dificuldades. De qualquer maneira, a concretização do Conceito de Desenvolvimento Científico, que é um conceito integral, coordenado e sustentável, é a chave para consolidar e aprofundar a Reforma e Abertura.

As dificuldades aqui reveladas aqui são um limite provocado pela incompatibilidade entre o rápido desenvolvimento econômico da China e o estabelecimento de uma superestrutura comunitária. Para superar esta situação, o governo chinês incetou alguam experiências de reforma financeira, na cidade de Wenzhou, província de Zhejiang, no sudeste da China.

Zhejiang é a província chinesa onde o setor privado está mais desenvolvido, e a cidade de Wenzhou é a região mais desenvolvida de Zhejiang. No entanto, alguns proprietários de companhias fugiram devido a problemas de financiamento, o que chamou a atenção do governo central da China. A visita do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, a Wenzhou, foi o último ato para a aprovação oficial do Conselho de Estado do estabelecimento de uma Zona de experimentos de reforma financeira. E o primeiro Centro de Serviços para o Registo de Empréstimos para Empresas Privadas também iniciou funções em abril deste ano. As reformas financeiras na China devem realizar a coordenação entre o financiamento e a economia de mercado.

No início da concretização da Reforma e Abertura, Deng Xiaoping ressaltou que "devemos permitir que algumas pessoas sejam ricas mais cedo que outras". Segundo o ex-líder, esses ricos podem ajudar outros a obter riqueza e a alcançar finalmente "a riqueza em conjunto". No entanto, depois do desenvolvimento da Reforma e Abertura, por 30 anos, acentua-se a divisão entre ricos e pobres, na China, o que traz desafios para o desenvolvimento da economia e sentido comunitário no país. Para enfrentar esse desafio e superar as dificuldades, os passos chaves são o reforçar da aplicação das reformas, como o Conceito do Desenvolvimento Científico, e realizar um desenvolvimento integral, coordenado e sustentável.

No Fórum Boao para a Ásia, no início de abril deste ano, o vice-primeiro-ministro da China, Li Keqiang, indicou que a aceleração chinesa de transformação econômica e ajustamento da estrutura visa garantir os interesses do povo e melhorar a sua vida. Ele reiterou que o rendimento da população deve ser compatível com o desenvolvimento econômico. O discurso de Li Keqiang significa que as políticas de Reforma e Abertura da China são uma forma de aumentar a renda do povo e melhorar o seu nível de vida.

O Conceito do Desenvolvimento Científico se concentra nos interesses do povo, que é parte indispensável do desenvolvimento da China. Nós resolvemos vários problemas nas últimas dezenas de anos, e podemos superar ainda mais dificuldades no caminho conjunto para um futuro melhor.

Fonte: Rádio Internacional da China