Começou nesta quinta-feira, em Curitiba,a 63ªCaravana da Anistia

Comissão vai julgar 42 pedidos de anistia em evento que começou nesta 5ª
Abertura da Caravana da Anistia ocorreu na manhã desta quinta (25), na antiga Penitenciária do Ahu. Julgamento de pedidos de anistia ocorrerá nesta sexta

Na programação do evento está o julgamento de 42 pedidos de anistia política. Também fazem parte das atividades mesas e debates com temas relacionados à violação de direitos humanos durante o período da Ditadura Militar (1964-1985).

A abertura ocorreu por volta das 11 horas, na antiga Penitenciária do Ahu. Foi montado um palanque em frente ao presídio, onde se reuniram representantes da organização do evento e de pessoas que foram presos políticos durante a Ditadura. Muitas pessoas se emocionaram ao retornar ao local onde permaneceram como presidiários e também por reencontrar amigos que não viam há muito tempo.

Durante as atividades programadas para o evento, atos de lançamento de marcos dos chamadosCaminhos da Resistência ocorrerão pela cidade. Na tarde desta quinta (25), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe duas atividades – no pátio da Reitoria e em frente ao prédio histórico, na Praça Santos Andrade. A Boca Maldita receberá um terceiro marco também nesta tarde.

Os julgamentos ocorrerão na sexta-feira (25), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR). A Comissão Nacional de Anistia promove a sessão dos 42 requerimentos. A apuração vai levar em conta a possibilidade de o Estado ter sido responsável por violações de direitos humanos cometidos no Paraná pelo regime militar. A apuração dos casos envolve também pessoas de outros estados.

Participam da organização do evento a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Fórum Verdade da UFPR e Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, com a participação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju).

Serviço
A programação do evento nesta quinta-feira (25) vai até as 22h10, em diversos locais da cidade. Nesta sexta-feira (26), as atividades estão programadas para começar às 9 horas e vão até as 18 horas. A previsão de duração do julgamento é das 10h30 às 18 horas pela Comissão Nacional de Anistia, na OAB. O evento é aberto ao público. A programação completa, com horários e locais, está disponível no site da Secretaria Estadual de Justiça.

fonte: Gazeta do Povo