Polícia Federal deve investigar autoria de vídeo tucano

A coligação “Muda São Luís” requereu à Polícia Federal, através de seu representante legal, o presidente municipal do PCdoB de São Luís, Márcio Jerry, a abertura de Inquérito Policial para apuração da autoria do vídeo intitulado "Milícia 36", onde Edivaldo Holanda Júnior aparece reunido com policiais militares, bombeiros e suas famílias. 

Em ofício encaminhado ao superintendente da PF no Maranhão, a coligação alega que houve clara “alteração de material videográfico, a fim de desvirtuar a realidade e causar impacto sobre o eleitorado ludovicense”. Por conta disso, o referido vídeo foi proibido pela Justiça Eleitoral de ser divulgado (leia aqui).

O objetivo é saber em que partes o vídeo foi cortado e se apresenta pontos com fraudes, já que há fortes indícios de que ele tenha sido editado com o intuito de prejudicar o candidato Edivaldo Júnior (líder nas pesquisas) e tentar influenciar negativamente o clima das eleições.

Na argumentação da coligação, o representante legal da chapa de Edivaldo requereu que a investigação fosse iniciada para dar clareza aos fatos, demonstrando os trechos em que houve trucagem.

A investigação é importante, segundo o requerimento, diante da possibilidade de João Castelo ter cometido crime de calúnia e difamação contra Edivaldo.

“É vedado o uso de propaganda eleitoral anônima por meio da rede mundial de computadores, podendo haver, ainda, no caso concreto, a configuração dos delitos de calúnia e difamação contra o candidato a Prefeito da Coligação peticionante”, finaliza o requerimento.

O caso se agravou ainda mais com a afirmação da deputada Gardênia Castelo (PSDB), filha do atual prefeito, de que o vídeo foi editado porque “era muito grande”, dando a entender que ela tinha envolvimento na fabricação do mesmo.

O pronunciamento da filha de Castelo foi feito nesta terça (23), na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Fonte: Blog do Hugo Freitas