Pernambucanos ficam com abastecimento de água comprometido
O apagão que durou mais de três horas no fim da noite desta quinta-feira (25) e parte da madrugada desta sexta-feira (26), deixou algumas regiões de Pernambuco com problemas no abastecimento de água. De acordo com a Compesa, na Região Metropolitana do Recife (RMR) foram 17 localidades atingidas com a paralisação de uma estação elevatória do Sistema Caixa D’água.
Publicado 26/10/2012 13:44 | Editado 04/03/2020 16:56
Entre elas Passarinho, Vasco da Gama e Alto do Capitão. Segundo a Compesa, o conserto já está sendo feito desde o início da manhã e a previsão é de que o abastecimento retorne na tarde desta sexta-feira.
Os prejuízos no abastecimento de água também puderam ser sentidos no Interior. De acordo com a Compesa, as cidades mais atingidas foram Floresta, no Sertão, e Pombos, no Agreste, que estão 100% sem água. Na primeira houve o estouramento de uma adutora. Já em Pombos a estação de tratamento teve um problema na área de cloração e teve que ser paralisada. Segundo a Compesa, técnicos já estão nos locais. O abastecimento está previsto para ser restabelecido ainda nesta sexta-feira.
Em Gravatá, no Agreste, houve uma redução de 70% do volume de água por causa de uma falha mecânica no Sistema Vertentes. Outros municípios que enfrentam queda na vazão são Cupira, também no Agreste, onde a estação elevatória São Jorge – que manda 30% do total de água consumido na cidade – continua sem energia elétrica e São José do Belmonte, no Sertão, onde um dos poços que servem à cidade apresentou uma pane elétrica. A Compesa também já enviou técnicos para Gravatá e São José do Belmonte e solicitou à Celpe a religação em Cupira.
No Sertão do Estado, os sistemas adutores do Sertão Central – que abastece a região de Salgueiro – e do Oeste – que abastece a região de Araripina – estão sendo normalizados. Durante o apagão os dois sistemas ficaram inativos e, assim que a energia retornou, a vazão foi retomada. Até o fim do dia todas as cidades atendidas por esses dois sistemas terão a oferta de água restabelecida.
Confira a lista de bairros da RMR atingidos com a falta de água:
Alto do Capitão
Alto Sta. Tereza
Alto do Maracanã
Córrego do Morcego
Alto do Agave
Alto da Telha
Alto do Carroceiro
Alto da Bica
Passarinho
Vasco da Gama
Nova Descoberta
Alto das Pedrinhas
Alto 13 de Maio
Nossa Senhora de Fátima
Alto do Mundo Novo
Alto da Favela
Alto do Eucalipto
Fonte Folha de PE