Rio de Janeiro: Rodrigo Neves é eleito em Niterói

 Com 52% dos votos, Rodrigo Neves, da coligação Vamos Niterói (PT, PMDB, PCdoB, PSB, PRB, PSC, PMN, PSDC e PHS)  foi eleito prefeito de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, neste domingo (28). Seu adversário, Felipe Peixoto, do PDT, candidato do atual prefeito, Jorge Roberto Silveira, ficou com 47% dos votos, com 100% das urnas apuradas.

Com o apoio da presidenta da República, Dilma Rousseff, do governador do Rio, Sérgio Cabral, e do prefeito Eduardo Paes, Rodrigo Neves tem pela frente quatro anos para melhorar a segurança, o trânsito, a saúde e a educação – principais demandas citadas pelos niteroienses. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Niterói tem 382.021 eleitores. É o quinto maior colégio eleitoral do estado.

Leia também:
Apoiado pelo PCdoB, Alexandre Cardoso se elege em Duque de Caxias
Antonio Neto é reeleito em Volta Redonda (RJ)

Rodrigo é sociólogo, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele foi vereador aos 21 anos, reeleito em 2004, eleito deputado estadual em 2006 e nomeado secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos no ano passado. O petista é casado e tem três filhos.

Ele tinha liderado as urnas no primeiro turno, em 7 de outubro, com 39,35% dos votos, contra 32,96% para Peixoto. A campanha para o segundo turno foi marcada por troca de acusações entre os dois candidatos. 

O programa de governo de Rodrigo Neves contempla a contratação de mais médicos para reduzir o tempo de espera nas unidades de saúde, além de dobrar o efetivo da guarda municipal e construir um centro de operações. O petista planeja ainda implantar corredores expressos de ônibus articulados (BRT) e ciclovias pela cidade.

Na campanha, ele se aliou a Axel Grael (PV), o que consolidou o rompimento do PV com a base aliada do governo de Jorge Roberto Silveira. 

Fonte:G1