Álvaro Gomes (PCdoB) avalia resultados do segundo turno

Após o término do segundo turno, os partidos começam analisar o novo cenário político, que certamente influenciará a disputa de 2014. Nesta segunda-feira (29/10), na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) destacou o êxito das forças ligadas aos projetos conduzidos pela presidenta Dilma Rousseff e pelo governador Wagner, na Bahia.

“Temos que exaltar a grande vitória das forças progressistas e populares em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, impondo uma derrota importante aos reacionários. Avaliamos como vitorioso o projeto do governador Wagner, que elegeu 82% dos prefeitos”, frisou.

A leitura de alguns números mostra o PT como o maior vencedor, conquistando 94 prefeituras. Logo a seguir está o PSD, com 70 prefeitos, o PP com 52 e PDT com 43. Mais adiante vem o PSB com 28 prefeitos, o PR com 17, PCdoB com 13. Na oposição, o PMDB lidera com 45 prefeituras, seguido do DEM com 9 e o PSDB também com 9.

O parlamentar também comemorou a eleição de 56 prefeituras no Brasil pelo PCdoB, "algumas importantes, que se equivalem às capitais, como Olinda." Além de terem a vice-prefeita de São Paulo (Nádia Campeão), os comunistas ganharam Jundiaí – centro industrial e tecnológico de São Paulo; Contagem – grande centro industrial de Minas Gerais, e Belford Roxo – importante centro populacional da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

Retrocesso

Gomes ressaltou que Salvador atravessou um retrocesso com ACM Neto. “Nossa capital foi apenas um dos poucos retrocessos. Entretanto, as forças afinadas com os projetos que melhoram a vida das pessoas venceram na grande maioria dos municípios”, declarou.

Para o parlamentar, o fato concreto é que as forças progressistas saíram vitoriosas. “Encolheram o PSDB e o DEM, que representam o que há de mais reacionário em nosso país e no estado. Vamos continuar essa luta para continuar melhorando o Brasil, a Bahia e Salvador também”, garantiu.

Fonte: Ascom Álvaro Gomes