Assis ouve demandas da enfermagem em congresso da categoria

Único parlamentar federal presente na abertura do 64º Congresso Nacional de Enfermagem na manhã desta segunda-feira (29), na PUC-RS, o deputado Assis Melo (PCdoB-RS) ouviu as demandas da categoria, que queixa-se de precarização das relações de trabalho, jornada extensiva e de baixos salários. O comunista reafirmou os compromissos com as lutas da categoria que têm assumido em Brasília.

Assis ouve demandas da enfermagem em congresso da categoria - Maurício Concatto/Divulgação

Os representantes de entidades de classe, como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Conselho Nacional de Enfermagem (Cofen), em reunião com o deputado após a abertura oficial, pediram atenção de Assis para os projetos que tratam da jornada de 30 horas e salário compatível com a função.

Os enfermeiros também lutam pelo fortalecimento da categoria, que trava lutas para a regulamentação de escolas de formação na área de enfermagem no ensino técnico.

Assis resgatou os movimentos e ações desenvolvidos por ele no Congresso Nacional para colocar em pauta as reivindicações da categoria. “Na Comissão do Trabalho, fui relator do projeto que prevê 30 horas semanais e do estabelecimento do piso nacional da categoria, emitindo parecer favorável”, recordou

E comprometeu-se a prosseguir não só neste debate, mas também buscando informações sobre outros projetos em tramitação na Câmara dos Deputados, repassados pelas lideranças.

Assis participou do encontro, que vai até 1º de novembro, a convite da organização e da deputada estadual do Rio de Janeiro enfermeira Rejane (PCdoB-RJ). A abertura contou com a participação de mais de três mil pessoas, entre profissionais e acadêmicos dos cursos de Enfermagem.

Além da enfermeira Rejane, que integra o Fórum Nacional 30 Horas Já, Assis reuniu-se com o presidente do Coren RS, enfermeiro Ricardo Rivero, e a presidente do Cofen, Dra. Márcia Krempel, entre outras lideranças e conselheiros.

Com informações da Ass. Dep. Assis Melo