Deputado propõe falta ao trabalho para exame preventivo de câncer
A Comissão de Trabalho da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (31), proposta do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) de altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para permitir ao trabalhador/a ausência ao serviço para realização de exame preventivo de câncer do colo de útero, de câncer da mama ou de câncer da próstata.
Publicado 31/10/2012 16:39
O parlamentar explica que a proposta incentiva os exames preventivos porque fazer a prevenção é mais eficiente do que trabalhar na cura. “É um ganho para todos, para empresa, para trabalhador, para o governo e para a economia”, disse, lembrando que há uma incidência muito grande de câncer, de mama, útero e próstata, que, além da perda das vidas, tem implicações econômicas e causa perturbações no ambiente de trabalho.
Na justificativa do projeto, aprovado por unanimidade, o deputado diz que apesar da existência de métodos preventivos simples, eficientes e de baixo custo, o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde registra, apenas em 2004 no Brasil, 9.876 óbitos por câncer da mama, 4.393 óbitos por câncer do colo do útero (além de 2.749 óbitos por câncer de outras partes do útero) e 9.590 óbitos por câncer da próstata.
De Brasília
Márcia Xavier