Carlin Moura: “Faremos um governo de união em favor de Contagem”

Exatos 205.446 eleitores escolheram no último domingo (28) o deputado estadual Carlin Moura (PCdoB-MG) o novo prefeito de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Referência industrial em Minas Gerais, Contagem representa o 27º PIB do Brasil (R$15,4 bilhões) e possui o terceiro maior colégio eleitoral do estado.

Por Mariana Viel, da Redação do Vermelho

Em entrevista à Rádio Vermelho, o novo prefeito de Contagem falou sobre sua trajetória política, fez um balanço positivo dos resultados do PCdoB nas eleições municipais e explicou as prioridades do governo que começa em 2013.

Advogado e jornalista, Carlin foi eleito em 2004 vereador de Contagem. Atualmente, é deputado estadual e cumpre o segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele conta que sua trajetória política está ligada à militância nos movimentos sociais e estudantil.

“Fui vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e, posteriormente, fui militante do movimento sindical como advogado trabalhista”. Ele ressalta que sua formação política e militante foi forjada nas lutas e bandeiras defendidas pelo PCdoB. “Contagem é cidade industrial e operária com uma forte militância política de sindicatos, da comunidade e das associações de bairro.”

Ele diz que o 2º turno no município foi histórico porque foi marcado pela disputa de dois partidos do campo da esquerda (PCdoB e PT). Ele derrotou Durval Ângelo (PT) – 2º colocado nas eleições, com 106.322 (34,10%). “Esse 2º turno mostra o fortalecimento do campo democrático popular e da esquerda. Contagem é o 27º PIB do Brasil e a terceira cidade do estado de Minas Gerais e isso é uma grande responsabilidade. Vamos voltar o nosso mandato para as políticas públicas de valorização do trabalhador.”

A campanha de Carlin no 2º turno das eleições recebeu uma ampla adesão de forças políticas da cidade e do estado. Dos 23 partidos que compõem o cenário político municipal, 20 declaram apoio à candidatura de Carlin. Ele também foi apoiado por 14 dos 21 vereadores eleitos e contou com a adesão dos três senadores que representam Minas no cenário nacional.

Apesar de o PCdoB e PT terem se enfrentado diretamente na disputa pela Prefeitura, Carlin ressalta que seu governo será norteado pela união em favor da cidade de Contagem. “Queremos fazer um governo de união, utilizando o bom trânsito que temos junto ao governo da presidenta Dilma, mas também utilizando o diálogo que temos junto ao governo do estado.”

Ele afirma que sua campanha foi focada nas questões do dia a dia cidade e da população de Contagem. “O que se tratava aqui era a questão relativa aos interesses da cidade. O eleitorado de Contagem, que é muito politizado, muito consciente e participativo, entendeu a nossa mensagem e abraçou com muita força a candidatura da união a favor de Contagem.”

O novo prefeito assegura que o slogan de sua campanha “Novas Prioridades para Contagem” será uma das marcas do novo governo. A formação técnica profissionalizante – através da reativação de novas unidades da Funec (Fundação de Ensino de Contagem) – e a melhoria do atendimento na rede pública de saúde estão entre as áreas que receberão atenção especial.

“Também não vamos descuidar da retomada com mais vigor e mais dinamismo econômico da cidade. Contagem – que é o berço da indústria mineira – tem a maior diversidade produtiva do estado de Minas Gerais. Junto com Betim constituímos o que é chamado de Vetor Oeste de Belo Horizonte. Somos responsáveis por grande parte da produção industrial do estado. Vamos dar muita ênfase para promover um desenvolvimento sustentável, dinâmico e sólido para Contagem.”

PCdoB: uma força consolidada

Ele comentou ainda a vitalidade e o crescimento registrado pelo PCdoB no município. Além da conquista da Prefeitura, o Partido também elegeu três vereadores – Jair Tropical, Beto Diniz e Paulo Prado. “É muito interessante porque é um PCdoB constituído por quadros jovens, que foram formados na militância partidária – especialmente na UJS. Elegemos três vereadores com a militância muito arraigada nos bairros e nas principais regionais da cidade e com uma relação muito próxima com os movimentos populares e sociais.”

“O Partido hoje está muito bem consolidado entre a juventude, o movimento comunitário, os trabalhadores, a intelectualidade, o segmento religioso e até no segmento empresarial. O PCdoB tem demonstrado ser uma força ampla, diversificada, consolidada e em amplo processo de crescimento.”

Ouça íntegra da entrevista: