China vai impulsionar intercâmbios militares com outros países

A China vai impulsionar os intercâmbios militares com outros países, a fim de aprofundar o entendimento mútuo e dissipar dúvidas sobre sua transparência no desenvolvimento dos meios de defesa nacional, disse um especialista citado nesta terça (30) pela imprensa oficial.

Segundo Ruan Zongze, vice-presidente do Instituto de Estudos Internacionais da China, as autoridades governamentais consideram importante aumentar o intercâmbio e a cooperação no terreno militar com outros países e é possível que este aumento seja visível até o final deste ano.

Dessa forma, você pode aprofundar a compreensão mútua e aliviar as preocupações de alguns países, que argumentam que a China não é suficientemente transparente nas forças armadas, disse Ruan, citado no diário China Daily.

Mas o especialista esclareceu que o Japão está excluído dessas trocas, por seu papel na disputa territorial com a China sobre as ilhas Diaoyu, que os dois países enfrentam desde setembro do ano passado, na pior crise desde que restabeleceram relações diplomáticas há 40 anos.

As declarações do especialista ocorrem após o anúncio esta semana da participação da China, pela primeira vez, juntamente com as forças de defesa da Nova Zelândia e Austrália, em exercícios de socorro e ajuda humanitária em situações de desastres, como relatado pela agência de notícias estatal Xinhua.

A China também irá realizar exercícios similares com os Estados Unidos no final de novembro, na cidade de Chengdu, província de Sichuan, palco de frequentes desastres naturais.

De acordo com Su Hao, professor de assuntos globais na Universidade de Relações Exteriores da China, o impulso às relações e à cooperação bilaterais no terreno militar é um sinal do interesse do país em assumir maior responsabilidade na manutenção da paz e estabilidade na região da Ásia-Pacífico.

Além disso, um porta-voz do Ministério da Defesa anunciou hoje que os chefes das academias e universidades de estudos militares neste país e das anções pertencentes à região do Sudeste Asiático se reunirão na capital de 4-8 de novembro próximo.

O tema de discussão na reunião, a ser realizada em ocasião do 16º Fórum Regional da Asean, será encaminhado à estratégia de segurança nacional em um mundo em mudança, disse a jornalistas o porta-voz oficial, Yang Yujun.

Fonte: Prensa Latina