Representantes de minorias são eleitos para Congresso do PCCh

O 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) começará no dia 8 de novembro. Mais de 2.200 representantes, eleitos por cerca de 80 milhões de membros filiados ao PCC, vão se reunir em Pequim para discutir e decidir uma série de problemas relacionados ao futuro da China e do Partido.

Wei Dengdian, Muhammatjan Amet, Hong Hanying são membros de minorias étnicas eleitos para esse Congresso. Neste programa, vamos ouvir um pouco dos seus desejos e expectativas sobre o evento.

Wei Dengdian vem de uma pequena aldeia da etnia Hui na província de Hubei. Em 1975, quando Wei acabou de voltar do exército, ele foi eleito pelos moradores da aldeia Kanzicun, como secretário do partido. Trinta e sete anos depois, ele continua a se dedicar a sua terra. Este senhor com cerca de 60 anos tem um desejo muito simples, que é uma boa vida para todos da aldeia.

"Acho que precisa ter uma pessoa para trabalhar junto com os moradores e liderar o pessoal para o caminho da riqueza e da felicidade. Este é o meu objetivo maior. Eu não vou deixar a aldeia Kanzicun, porque quero dedicar tudo o que poder fazer por esta terra."

A aldeia Kanzicun é uma aldeia na montanha mais remota na província de Hubei. Da cidade mais próxima, leva-se cerca de quatro horas para chegar a esta aldeia. Nos últimos 37 anos, os moradores locais construíram uma rede de infraestrutura na aldeia, que tem acesso a rodovias, eletricidade, água potável, telefone e TV.

O pobre local de ontem se transformou em uma aldeia rica hoje em dia. Para que todas essas melhorias ocorressem, foi decisiva a participação de Wei Dengdian. Em junho deste ano, Wei foi eleito de forma tranquila como representante do 18º Congresso Nacional do PC da China. Wei disse que a responsabilidade dele é cumprir bem com a sua função transmitindo no Congresso Nacional a voz e o desejo do seu povo.

Muhammatjan Amet é o secretário do partido da aldeia Bulikai, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang. A aldeia situa-se na região fronteiriça da China com o Cazaquistão. É composta por moradores dos grupos étnicos Uigur e Cazaque. A aldeia é um local onde habitam pessoas de diferente nacionalidade, então, é muito importante garantir a unidade nacional.

"Sem unidade entre nacionalidades, não haverá a estabilidade social. Sem a estabilidade nacional, não haverá desenvolvimento. Sem isso, o povo é quem sofreria", disse Amet.

Sob a liderança de Amet, a vida dos habitantes da aldeia teve uma grande mudança. Atualmente, a renda anual per capita já ultrapassou oito mil yuans. A aldeia Bulikai é agora uma aldeia rica muito bem conhecida no local. Após ser eleito como representante do 18º Congresso Nacional do PCCh, ele disse que já fez o que precisava de ser feito, mas que a partir de agora vai se esforçar ainda mais.

Hong Hanying, 47 anos, nascida em Xinjiang, é da minoria étnica de Xibe. Agora ela trabalha como conselheira dos estudantes de minorias étnicas da Universidade da Medicina Tradicional Chinesa de Shanghai. Hong Hanying tem uma ideia muito simples sobre sua eleição como representante do 18º Congresso Nacional do PCCh.

"Embora esteja muito orgulhosa, sinto também que estou com uma grande responsabilidade."

Para ela, o que ele faz não é grande e que o seu desejo é muito simples: ajudar os jovens a realizarem seus sonhos.

Entre os representantes do 18º Congresso Nacional do PCCh, ainda tem muitas pessoas como Wei Dengdian, Muhammatjan Amet e Hong Hanying. Os esforços desempenhados pelos membros de grupos étnicos para o desenvolvimento do partido e do país recebem os elogios plenos.

Fonte: Rádio Internacional da China