Cuba realizará 2º turno das eleições municipais no domingo

A Comissão Eleitoral Nacional de Cuba (CEN) publicou uma nota onde informaram que o segundo turno das eleições para eleger aos delegados das assembleias municipais do Poder Popular aconteceram no próximo domingo (4) em todas as províncias, exceto em Holguín e Santiago de Cuba, as mais atingidas pelo furacão Sandy.

A CNE detalhou que em Holguín este processo acontecerá no dia 11, enquanto em Santiago de Cuba a data ainda não foi definida. A primeira votação destas eleições aconteceu no dia 21 de outubro e após a situação que deixou, em parte da ilha, o rastro do furacão, o segundo turno foi proposto. 

Leia também:
Ditadura cubana”: Neste domingo, cubanos vão às urnas votar

De acordo com cifras da comissão, o segundo turno das eleições locais envolvem 1.413 eleitorados nas quais estão divididos os 168 municípios do país, porque nestes distritos nenhum candidato obteve mais de 50% dos votos válidos.

As eleições municipais ocorrem em Cuba a cada dois anos e meio e são a primeira etapa do processo eleitoral geral que continuará em 2013 para eleger os membros das assembleias provinciais e aos deputados no Parlamento.

Os cubanos devem escolher 14.537 delegados (vereadores), dos mais de 32 mil que foram nomeados, através do voto libre e secreto. No país caribenho o sufrágio é um direito constitucional e um dever cívico que se exerce voluntariamente.

Fonte: TeleSur