Grécia tem nova onda de protestos contra políticas de austeridade

Os trabalhadores municipais de Atenas anunciaram nesta quarta (31) uma greve durante o fim de semana em protesto contra as medidas de austeridade que o executivo enviou ao Parlamento.

O sindicato POE-OTA, majoritário entre os empregados da prefeitura de Atenas, convocou também para hoje assembleias em todos os municípios do país para coordenar ações encaminhadas a impedir a aplicação dos novos cortes.

Em seu comunicado, a organização conclamou "todas as organizações sociais e os cidadãos a unirem-se na luta pelo derrocamento das medidas de austeridade da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) e da coalizão de governo".

Até o momento, sabe-se que nem no sábado, nem no domingo, haverá serviços municipais, incluindo o de recolhimento do lixo, enquanto para a segunda-feira será anunciado um calendário de protestos que incluirá greves, ocupações de edifícios públicos, assim como o bloqueio de depósitos e garagens do governo local.

Por sua vez, as duas principais organizações sindicais do país, a Confederação Geral de Trabalhadores da Grécia (GSEE) e a Confederação de Empregados Públicos (Adedy), convocaram para a quinta (1) uma manifestação no centro da capital contra os cortes em educação, saúde e programas sociais.

A GSEE expressou sua rotunda rejeição à "insistência dogmática da troika para abolir os convênios coletivos e o que sobrou de legislação trabalhista na Grécia" e anunciou novas ações.

A Associação de Advogados de Atenas também decidiu em assembleia uma greve de 48 horas para a quinta e sexta-feira, a fim de protestar contra as mudanças legislativas previstas que afetarão o desempenho de seu trabalho. Além disso, programou uma reunião na próxima segunda-feira para adotar mais medidas de força.

O executivo grego pretende apresentar amanhã perante a Assembleia Nacional os orçamentos para 2013 e, no dia 5 de novembro, seu plano de cortes orçamentais e modificações legais, esperando que sejam aprovados pelo procedimento de urgência na quarta-feira 7.

O objetivo é ter tudo pronto para que na reunião do Eurogrupo do dia 12 de novembro os sócios europeus autorizem o pagamento da quantidade pendente do empréstimo financeiro, avaliada em 31,5 bilhões de euros.

Fonte: Prensa Latina