Irã anuncia que diálogo nuclear ocorrerá após eleição dos EUA

As negociações do Irã com o Grupo 5 +1 terão que aguardar o resultado da eleição presidencial de novembro nos Estados Unidos, anunciou nesta quarta (31) a imprensa local.

A notícia foi difundida pela emissora Press TV e a agência de notícias Fars, que refletem os pontos de vista do governo da República Islâmica, sem citar a fonte.

O grupo 5 +1 é composto por cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – Rússia, China, Estados Unidos, França e Reino Unido -, mais a Alemanha, que não integra esse corpo.

Na terça-feira passada, a chefe da diplomacia comunitária europeia, Catherine Ashton, anunciou que pretende se reunir com o negociador principal persa, Saeed Jalili, na expectativa de que a nova rodada de conversas possa levar a uma solução negociada para a disputa sobre o programa nuclear do Irã.

Teerã deixou claro que seu programa atômico é pacífico e que, como signatário do pacto de não proliferação nuclear e membro da Agência Internacional de Energia Atômica da ONU, ele tem o direito de desenvolver essa tecnologia com meios próprios.

Os Estados Unidos e a União Europeia têm implementado dois pacotes de sanções econômicas, diplomáticas e financeiras contra o Irã como meio de pressão, mas a administração persa afirma que seu povo resistirá.

O governo israelense do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu insiste na necessidade de atacar as instalações nucleares da República Islâmica, uma eventualidade que Teerã advertiu que acarretará a Tel Aviv uma resposta esmagadora.