Amazonas e Grabois recebem homenagem na Câmara dos Deputados 

O ano de 2012, em que se comemoram os 90 anos do Partido Comunista do Brasil, marca também os centenários de nascimento de dois históricos dirigentes comunistas do país: João Amazonas (1/1/1912-27/5/2002) e Maurício Grabois (2/10/1912-25/12/1973). Essas duas vidas de combates e ideias em defesa do socialismo e do Brasil serão homenageadas na próxima sexta-feira (9), com sessão solene na Câmara dos Deputados. 

Amazonas e Grabois recebem homenagem na Câmara dos Deputados

Atuando no Partido Comunista do Brasil desde os anos 1930, eles protagonizaram episódios como a resistência antifascista no Estado Novo, a Constituinte de 1946, a luta contra a ditadura e a Guerrilha do Araguaia, entre muitos outros. 

Unidos na mais profunda amizade, forjada em anos de parceria nos combates políticos e na elaboração de ideias, Amazonas e Grabois destacaram-se nas lutas pela democracia, pela soberania nacional e pelos direitos dos trabalhadores. Ergueram alto a bandeira da revolução e do socialismo no Brasil.

“O PCdoB, orgulhoso dos feitos de seus próceres, convida seus dirigentes e filiados, bem como as lideranças políticas, sociais e culturais do mundo democrático e progressista, a participarem do ciclo de homenagens a duas reconhecidas lideranças políticas de nossa história republicana”, diz o Partido em convite assinado pelo presidente nacional da legenda, Renato Rabelo.

Além da sessão solene na Câmara dos Deputados, os dois comunistas serão igualmente homenageados na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 29 de novembro.

Nas duas solenidades haverá o lançamento dos livros Meu verbo é lutar – A vida e o pensamento de João Amazonas, de Augusto Buonicore e Maurício Grabois – Uma vida de combates, de Osvaldo Bertolino. E Renato Rabelo autografará o livro PCdoB: 90 anos em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo.

Da Redação em Brasília