Evento discute ausência de representação de negros no Parlamento

Com o objetivo de discutir a ausência de representantes negros/as no parlamento, a Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas e o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) realizam, em comemoração ao mês da Consciência Negra, na a terça-feira (6), a partir das 14h, o Seminário sub-representação de negras e negros no Parlamento Brasileiro, no Auditório Freitas Nobre – Anexo IV da Câmara dos Deputados.

Dados apontam que dos 513 deputados federais, somente 43 se auto-declaram negros ou pardos. E dos 81 senadores, apenas dois.

Especialistas, representantes do governo, parlamentares, acadêmicos, jornalistas, entre outros, irão debater a composição racial no parlamento brasileiro. Além disso, os participantes também objetivam analisar os motivos da sub-representação dos negros e negras no parlamento, bem como, examinar o comportamento dos parlamentares negros que atuam dentro do Congresso Nacional.

A mesa do evento será coordenada pelo presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombos, deputado Luiz Alberto (PT-BA) e composta pela ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros; pelo professor Doutor da Universidade Federal da Bahia, Cloves Oliveira; pelo membro do colegiado de gestão do Inesc, José Antonio Moroni; e pela representante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do DF (Cojira/DF), Daniela Luciana.

Serviço:
Seminário “A sub-representação de negras e negros no Parlamento Brasileiro”
6 de novembro das 14h às 18h, no Auditório Freitas Nobre – Anexo IV da Câmara dos Deputados

Fonte: Inesc