PCboB: Da ditadura ao primeiro prefeito comunista da Baixada
Há quarenta anos, em outubro de 1972, em plena ditadura militar e na mais ferrenha perseguição ao PCdoB, o Partido ressurge na Baixada Fluminense (digo ressurge, porque o Partido sempre esteve presente na luta do povo da Baixada). E foi exatamente no quarto distrito de Nova Iguaçu: Belford Roxo.
Por Dilceia Quintela*
Publicado 05/11/2012 17:06 | Editado 04/03/2020 17:03

Ao longo desses quarenta anos sofremos algumas perseguições, mas em momento algum deixamos de lutar.
Na luta das Associações de Moradores, na criação do MAB, da FEMAB e outras federações municipais de Associações de Moradores. Na criação do Comitê de Saneamento da Baixada Fluminense, ainda na década de 80, que chamou atenção das autoridades sobre a situação da
falta de água, tratamento de esgoto, coleta de lixo e habitação popular na Baixada.
Hoje, muito se fala da despoluição da Baía de Guanabara, que também teve a participação dos comunistas.
A primeira delegacia da Mulher em Nova Iguaçu, também teve o dedo dos camaradas. Na organização das Mulheres, ainda na década de 70, lá estavam as comunistas ajudando organizar.
E retomada à legalidade do PCdoB, também foi na zona eleitoral 67 (Belford Roxo), o primeiro local onde legalizamos o Partido.
Na luta eleitoral brasileira, sempre contribuiu lançando candidaturas para vereador, desde1982. Também saiu de Belford Roxo, o nome para eleição de deputada estadual em 1990.
Quando, já em 2004, Belford Roxo foi emancipado, e com orientação do Comitê Estadual e Central, de que deveríamos lançar candidaturas majoritárias, lançamos uma pré-candidatura a prefeito, e neste mesmo pleito concorremos a vice numa chapa que chegou em terceiro lugar.
Em 2008 ousamos, lançando candidatura própria, numa eleição muito polarizada e que foi resolvida no primeiro turno. Nossa candidatura chegou em penúltimo lugar.
Neste ano de 2012, com a eleição de Dennis Dauttmam, abre-se um novo ciclo na vida do partido em Belford Roxo, um novo ciclo de esperança, de dias melhores para nossa cidade e para nosso povo.
E a possibilidade de governar (como diz nosso prefeito) com decência, com transparência, com dignidade.
Parabéns Dennis Dauttmam
Parabéns aos camaradas de Belford Roxo.
Parabéns a todos que acreditaram no sonho.
Viva o Partido Comunista do Brasil!
Dilceia Quintela é secretária estadual de Mulheres do PCdoB-RJ e uma das fundadoras do PCdoB em Belford Roxo