Partido Comunista Chinês realiza 18º Congresso

O 18º Congresso Nacional do governante Partido Comunista da China começa nesta sexta-feira (8) as suas sessões de debates e deliberativas, que irá definir o curso político, econômico e social do gigante asiático nos próximos cinco anos.

Por Tomas A. Granados Jimenez, na Prensa Latina

De acordo com informações da agência noticiosa estatal Xinhua, este solene encontro será realizado no Grande Salão do Povo em Pequim.. É "um evento crucial para o destino futuro da China".

Os 2.270 delegados que participaram deste Congresso terão entre suas tarefas relevantes substituir a atual direção, chefiada pelo presidente Hu Jintao, de 69 anos, por uma nova geração de políticos chineses liderados pelo vice-presidente Xi Jinping, dez anos mais jovem que ele.

A esperada eleição de Xi como novo secretário-geral do Partido Comunista da China o converte de fato no próximo presidente da China, decisão que será ratificada durante a reunião anual da Assembleia Popular Nacional (Parlamento), prevista para março de 2013.

A substituição na liderança política da China, ao chegar o presidente Hu no limite dos dez anos de mandato, segundo normas traçadas pelo próprio Partido, acontece num momento em que o país está no limiar de uma nova etapa histórica na qual deve transformar seu modelo de crescimento econômico, dizem analistas.

De acordo com a Xinhua, isso significa que a nova liderança chinesa não só deve continuar o aprofundamento do processo de reformas econômicas, mas também a construção de uma sociedade próspera em todos os aspectos, depois de mais de 30 anos de um rápido crescimento econômico que não teve muito em conta os fatores sociais.

A este respeito, altos funcionários chineses indicaram que o Partido Comunista em seu 18 º Congresso deverá aprovar políticas que estabeleçam como atender as necessidades da população, resolver problemas de interesse vital e melhorar seus padrões de vida.

A tarefa essencial futuramente é conseguir a equidade social, o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental, disse o vice-ministro de Relações Exteriores chinês, Zhang Kunsheng, durante um encontro com jornalistas convidados da América Latina e Caribe, por ocasião do 18º Congresso do Partido Comunista da China.

Mais de 1.700 jornalistas estrangeiros viajaram para Pequim para cobnrir o congresso.