Congresso do PCCh influenciará mundo, dizem estrangeiros

Começou na manhã desta quinta-feira (8) em Pequim o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh). Importantes figuras políticas do mundo estão atentas ao evento e valorizam as conquistas da reforma e abertura da China, especialmente nos últimos dez anos. Consideram também que o congresso tem grande influência na política e economia de todo o mundo.

Maitripala Sirisena, secretário-geral do Partido de Libertação do Sri Lanka (SLFP), partido no poder, enviou uma carta a felicitar a realização do congresso.

Amer Kapetanovic, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Bósnia, disse em entrevista à rádio Internacional da China que a realização do congresso vai promover a cooperação tradicional e amistosa entre a China e seu país. Afirmou também que nos próximos dez anos, a China vai exercer maior influência sobre o mundo.

O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores do Nepal, Narayan Kaji Shrestha, elogiou o papel importante do PCCh em todo o mundo e deseja que o evento tenha sucesso. Shrestha acredita que o povo chinês vai construir uma China mais próspera e poderosa sob a liderança do Partido Comunista da China.

Por sua vez, o vice-presidente da Assembléia Nacional do Vietnã, Uong Chu Luu, disse em entrevista que o 18º Congresso do PCCh não é apenas um evento de grande importância para o próprio partido e para o povo chinês, mas também para o povo vietnamita.

Fonte: Rádio Internacional da China