Bolsista do tênis de mesa é campeã paraolímpica pela 8ª vez

Preparação física, treinos de até seis horas por dia e acompanhamento com técnicos renomados. Esta é a rotina dos atletas paraolímpicos que estão em treinamento para garantir um lugar nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e ter a chance de subir ao pódio em casa.

A mesatenista Jane Karla já iniciou a preparação para daqui a quatro anos e já vê os resultados: a atleta conquistou seu oitavo título individual no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, realizado em Piracicaba, no interior de São Paulo, e o bronze por equipe competindo, na categoria olímpica. Jane é uma das beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

“Jogar as duas categorias (olímpica e paraolímpica) faz parte do meu treinamento e sempre participo de vários campeonatos junto com atletas sem deficiência, onde já consegui títulos importantes. Isso é sempre muito importante para mim, pois tenho a chance de jogar com vários estilos de jogo. Isso possibilita um grande aprendizado, sendo também um desafio a ser vencido”, ressaltou Jane.

No encerramento da competição, a bolsista foi premiada com o título de melhor atleta da temporada 2012. “É sempre uma grande alegria ser reconhecida pelos seus resultados obtidos durante o ano. Essa premiação incentiva não só a mim, mas também a outros mesatenistas a se preparar e continuar conquistando resultados”, completou a atleta.

Cerca de 950 mesatenistas participaram do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. Segundo a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), o evento entrou para a história da modalidade, sendo o maior já organizado no país, com mais de quatro mil jogos disputados.

Medalha em casa

Para 2016, a atleta já tem seu objetivo claro: “Quero conquistar uma medalha em casa!”, disse. Alcançar essa meta não é difícil, já que a atleta está entre as melhores do mundo.

Jane acumula no currículo uma medalha de ouro no Parapan-Americano de Guadalajara e o título de melhor atleta das Américas em 2011. “Agora estou me preparando e buscando estabilizar os resultados para chegar em 2016 com confiança e bem preparada”.

No próximo ano, Jane Karla terá um calendário repleto de competições nacionais e internacionais, intensificando a preparação para 2016. O mais importante é o Parapan de Tênis de Mesa, que será disputado em julho. O campeão do torneio conquista a classificação para o Mundial da China, que acontece em 2014.

Fonte: Ministério do Esporte