Geraldo busca verba para viabilizar plano de governo

 De olho nas oportunidades proporcionadas pelo Governo Federal, o prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), solicitou à bancada pernambucana no Congresso Nacional que apresente emendas para a construção das Unidades de Pronto Atendimento Especialidades (UPAEs) e do Hospital da Mulher, para a instalação do Compaz e para obras em morros.

 A reunião com senadores e deputados federais do Estado aconteceu em Brasília nesta quarta-feira (7).

Os parlamentares pernambucanos podem apresentar emendas individuais no valor de até R$ 15 milhões para o Orçamento Geral da União (OGU) de 2013. Além disso, eles sugerem propostas conjuntas, as chamadas emendas de bancada. Estiveram presentes 17 dos 25 deputados federais, entre eles, a deputada federal Luciana Santos e os senadores Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT).

Geraldo Julio entende que, com a garantia de que será dada prioridade à destinação desses recursos, os parlamentares poderão ver a materialização de suas proposições. Algo cada vez mais raro, uma vez que os contingenciamentos – por parte da União – desses recursos se tornaram uma constante nos últimos anos.

O prefeito eleito disse ainda que para driblar essa dificuldade será necessário amarrar bem as emendas, os projetos da PCR e, claro, o desejo do Governo Federal em investir em determinadas áreas e ações. Como exemplo, Geraldo Julio cita a vontade do Palácio do Planalto de alocar recursos na Segurança Pública.

Dessa forma, Geraldo aposta que pode, com projetos executivos bem amarrados, assegurar o maior número de recursos sem ter que obrigatoriamente passar por esse ou aquele ministério.

Geraldo ainda quer atrelar o nome dos parlamentares às ações que serão realizadas pela PCR.

“A gente vai ter condição de cumprir os compromissos que temos com a sociedade. E eles também vão ter a garantia de que aquilo é uma prioridade do município”, indicou o socialista, após almoço oferecido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Capítulo Pernambuco (Abap/PE).

Entre as prioridades do socialista, com recursos de emendas, estão a execução de obras nos morros, para a construção de UPAEs, a implementação de Compaz, além de outras bandeiras de seus plano de governo.

Fontes: Blog da FolhaPE e Diario de Pernambuco