Metrô não funcionará domingo

O metrô do Distrito Federal ficará fechado para o público neste domingo para a realização do primeiro teste de implantação de um novo sistema operacional que permitirá que os trens sejam operados por uma central.

De acordo com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), com a instalação do sistema Automatic Train Operation (ATO), os pilotos dos trens passam a ter uma função de supervisão, atuando apenas em "situações estratégicas".

Além de possibilitar o funcionamento automático dos trens, o ATO permitirá ainda uma operação mais coordenada de todo o percurso, que será feita pelo Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô-DF.

Os ramais que ligam o terminal da Feira do Guará aos terminais de Samambaia e Ceilândia serão os primeiros a passar pelo teste. O Metrô-DF diz que se não ocorrer nenhum imprevisto, o novo sistema deve entrar em funcionamento nesses ramais que serão testados no domingo, em caráter experimental, já no início de dezembro.

Todos os equipamentos necessários para o funcionamento do ATO já estão instalados nos trens, na via e nas estações.

De acordo com a presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, com a automatização a regularidade dos horários será melhorada, facilitando a previsão do tempo de intervalo entre as viagens. Outro benefício do novo sistema será a economia de energia, que pode chegar a 5%, se comparada com os gastos atuais.

O Metrô-DF decidiu fazer o teste no domingo por ser o dia da semana com o menor fluxo de passageiros. O metrô ficará fechado durante todo o dia e voltará a funcionar normalmente na próxima segunda-feira.