Nobel da Paz elogia política de segurança alimentar do Brasil
A iemenita Tawakkol Karman, uma das três ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz de 2011, visitou nesta quinta-feira (8) o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Brasília. Tawakkol, que fundou e lidera o grupo Mulheres Jornalistas sem Correntes, elogiou as políticas públicas brasileiras que estão contribuindo para retirar milhares de famílias da situação de extrema pobreza.
Publicado 09/11/2012 11:36
Ela conheceu algumas das ações do governo brasileiro no campo da segurança alimentar e nutricional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Restaurantes Populares, Banco de Alimentos e Cozinhas Comunitárias. E disse que deseja ver implantadas em seu país – o Iêmen – as ações brasileiras de combate à pobreza, junto com programas de segurança alimentar e nutricional.
De acordo com a ministra Tereza Campello, o Brasil está aperfeiçoando a forma de cooperação internacional, promovendo encontros para trocas bilaterais e multilaterais. A ministra aproveitou a oportunidade para convidar o Iêmen para o Seminário Internacional de Políticas Sociais para o Desenvolvimento, que está previsto para o começo de 2013.
Tawakkol está no Brasil para a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, que acontece até sábado (10), em Brasília. Em 2011, ela foi a primeira mulher árabe a receber o Prêmio Nobel da Paz, junto com as liberianas Leymah Gbowee, ativista, e Ellen Johnson-Sirleaf, primeira
mulher a presidir um país africano.
Da Redação em Brasília
Com informações do MDS