UJS Minas recebe a medalha da Ordem do Mérito Legislativo

A União da Juventude Socialista de Minas Gerais (UJS Minas) recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em evento que ocorreu nesta quinta-feira, 8, no Expominas, em Belo Horizonte. A sugestão de homenagear a UJS Minas partiu do deputado estadual e prefeito eleito de Contagem, Carlin Moura (PCdoB). O presidente estadual da entidade, Flávio Nacimento, foi quem recebeu a medalha.

Anualmente, a Medalha do Mérito Legislativo homenageia pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado por seus serviços prestados ou méritos excepcionais. Neste ano foram entregues ao todo 227 medalhas a pessoas e instituições.

As medalhas são concedidas mediante proposta do Conselho da Ordem, que é dirigido pelo presidente da ALMG e formado pelos membros da Mesa, pelas lideranças da Maioria e da Minoria e pelos ex-presidentes da Casa que estejam no exercício do mandato de deputado. A Ordem do Mérito Legislativo foi criada pela Resolução 2.778, de 1982.
 

O presidente da Assembleia, o Deputado Diniz Pinheiro, disse que a concessão da medalha é uma homenagem, bem como uma distinção às pessoas que transcendem seus interesses pessoais e corporativos em favor de um bem coletivo. Ele também reafirmou que, embora sejam grandes, as disparidades entre os ideais e a realidade da sociedade, a Assembleia vem trabalhando para alcançar políticas sociais mais justas.

80 anos do voto feminino
O pioneirismo de Minas Gerais na luta pelo voto feminino, bem como a representatividade dessa conquista, que completa 80 anos, para a democracia do País, foram lembrados na solenidade. No evento, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, que foi a oradora da solenidade.